Extensão

Carnaval sem assédio: Programa Polos lança campanha de combate à violência contra mulher

Ação será desenvolvida no município de Dom Joaquim, na Serra do Cipó

Campanha visa combater a violência contra a mulher
Campanha foi proposta pelo Bloco do Laço BrancoDivulgação

O programa transdisciplinar Polos de Cidadania, da Faculdade de Direito da UFMG, está desenvolvendo, em conjunto com moradoras do município de Dom Joaquim, a campanha Assédio Não. A proposta é combater a violência contra a mulher durante o Carnaval na cidade e conscientizar a população e foliões de outro lugares que prestigiam a festa. 

A ideia da campanha partiu das mulheres que lideram o tradicional Bloco do Laço Branco, criado com o intuito de sensibilizar e mobilizar a comunidade local a lutar pelo fim da violência contra a mulher.  

Canais de denúncia
Central de Atendimento à Mulher: Disque 180 (ligação anônima, 24h)
Polícia Militar: Disque 190
Ministério Público (Fórum de Conceição do Mato Dentro): (31) 3868-1575
Rede de Atendimento à Mulher (Cras): (31) 3866-1212

Mobilização
A atuação do Polos da Cidadania no município de cerca de 4,5 mil habitantes, localizado a 200 quilômetros de Belo Horizonte, começou em setembro de 2017, quando a população se mobilizou e enviou ao Ministério Público um pedido para que o programa estruturasse uma base de atuação em Dom Joaquim em função de sua presença no município vizinho de Conceição de Mato Dentro, onde realiza diagnóstico dos impactos da mineração. 

Com 25 anos de atividades de extensão e pesquisa, o programa reúne pesquisadores do direito, da psicologia e da comunicação social, entre outras áreas. Conduzido in loco com participação de pesquisadores que residem nas localidades atendidas, o Polos é destinado à efetivação dos direitos humanos e à construção de conhecimento com base no diálogo entre os diferentes saberes.

O programa atua em Belo Horizonte e Região Metropolitana, nos vales do Jequitinhonha e do Mucuri e na região da Serra da Canastra. A iniciativa é apoiada pelo Programa de Apoio a Projetos da Região Central (Proap) do Ministério Público.