Extensão

Cenex cadastra candidatos para exames de proficiência em língua estrangeira

Provas serão utilizadas no processo seletivo de cursos de pós-graduação; inscrições devem ser feitas até quarta, 5 de abril

Candidatos farão exames de forma virtual em abril e maio
Candidatos farão exames de forma virtual em abril e maio Foto: Reprodução

Foi divulgado o edital 041/2023 do Centro de Extensão da Faculdade de Letras (Cenex/Fale) para exames de proficiência em língua estrangeira, que serão feitos virtualmente em abril e maio. O exame visa atender aos processos seletivos de Programas de Pós-graduação da UFMG.

No site da Pró-reitoria de Pós-graduação, na aba Cursos, estão disponíveis informações sobre cada modalidade ofertada. Os cursos estão nas áreas de ciências biológicas, agrárias e da saúde (área 1), engenharias, ciências exatas e da terra (área 2), ciências humanas e sociais aplicadas (área 3) e linguística, letras e artes (área 4).

A participação é livre para graduados de qualquer instituição. As inscrições podem ser feitas de 3 a 5 de abril, na página de cursos e eventos da extensão universitária. Há um toutorial com os passos da inscrição.

Após finalizar a inscrição, o candidato deve acessar o site do Cenex e clicar em Exames de proficiência, Enviar documentos e seguir as instruções para upload do que for solicitado. O investimento é de R$ 180. Inscrições em mais de um idioma recebem desconto de R$ 30 para cada adição.

Os exames de inglês ocorrem nos dias 29 e 30 de abril e 7 de maio, de acordo com a área, e os de espanhol, francês, alemão, italiano e português, no dia 6 de maio. O Cenex disponibiliza um modelo de prova de exames anteriores.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail cenexproficiencia@letras.ufmg.br ou no site do Cenex.