Centro Cultural recebe exposição de cartazes da história do Festival

Mostra poderá ser visitada gratuitamente a partir deste sábado, dia 21

Cartaz da 1ª edição do Festival de Inverno, realizada em Ouro Preto em 1967
Cartaz da 1ª edição do Festival de Inverno, realizada em Ouro Preto em 1967 Imagem: Arquivo do Festival de Inverno

Neste sábado, 21, às 10h, será aberta no Centro Cultural UFMG a exposição Festival de Inverno da UFMG: 50 anos de arte, cultura e conhecimento, que reúne cartazes de edições passadas do evento, além de outros objetos e documentos históricos, como matérias jornalísticas, fotografias e vídeo-documentários.

A mostra, que integra a programação comemorativa do 50º Festival de Inverno da UFMG, tem curadoria de Fabrício Fernandino, professor da Escola de Belas Artes, e pode ser visitada de terça a sexta, das 10h às 21h, e aos sábados, das 10h às 18h. A entrada é gratuita. A exposição fica em cartaz até 31 de agosto.

Para Fabrício Fernandino, o Festival de Inverno da UFMG é uma referência nacional, por sua história e seu status de “maior evento cultural de uma universidade pública brasileira”. Segundo o curador da exposição, uma característica é marcante na trajetória do evento: a permanente busca pela evolução conceitual e estrutural.

É nesse sentido que Fabrício reúne na exposição documentos que reportam a ampla trajetória do evento, sua criação, em 1967 – ocorrida em razão do interesse de alguns professores da Fundação de Educação Artística de Belo Horizonte e da Escola de Belas Artes da UFMG “em abrir um espaço de dialogo do artista, da arte e dos processos criativos com a população e com a cidade de Ouro Preto” –, até suas edições mais recentes, realizadas em Belo Horizonte.

Destacam-se também, na exposição, referências às décadas de 80 e 90, período em que o Festival se fez itinerante, e as lacunas dos anos de 1980 e 1984, especificamente, ocasiões em que o evento, em razão de conjunturas políticas, não pôde ocorrer.

O Centro Cultural UFMG fica na Avenida Santos Dumont, 174, Centro. Informações sobre a exposição podem ser obtidas pelo telefone (31) 3409-8290. O 50º Festival de Inverno da UFMG, assim como a exposição documental de seu acervo histórico, é uma realização da Diretoria de Ação Cultural (DAC) da UFMG.

Exposição: Festival de Inverno da UFMG: 50 anos de arte, cultura e conhecimento
Curadoria: Fabrício Fernandino
Abertura: 21, sábado, às 10h
Visitação: de 21 de junho a 31 de agosto