Arte e Cultura

Centro Cultural UFMG abre hoje mostra de clássicos do cinema

Gene Wilder, em A fantástica fábrica de chocolate
Gene Wilder, em A fantástica fábrica de chocolate Divulgação

Uma seleção de clássicos do cinema é a atração deste mês do projeto CineCentro, do Centro Cultural UFMG. Até 30 de junho, sempre às terças e quintas, às 19h, com entrada franca, serão exibidos filmes de gêneros diversos: musical, comédia, guerra, romance, ficção científica, drama, aventura, noir e faroeste. Um dos objetivos é diversificar a programação e atrair o público do entorno, com obras que não são exibidas no circuito comercial.

A atração de hoje é A fantástica fábrica de chocolate, de 1.971. O Centro Cultural UFMG fica na Avenida Santos Dumont, 174, Centro. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3409-8290.

Programação
Dia 2 – A fantástica fábrica de chocolate (Musical – EUA, livre, 1971, 262’), de Mel Stuart.
Um grupo de crianças vence o concurso das barras de chocolate Wonka e tem acesso à misteriosa, mágica e fantástica fábrica de chocolate, onde segredos da fabricação do produto estavam, até então, trancados a sete chaves.

Dia 7 – Um convidado bem trapalhão (Comédia – EUA, livre, 1968, 99’), com Peter Sellers.
Hrundi V. Bakshi (Sellers) é um ator indiano todo atrapalhado, que destrói acidentalmente um grande set de filmagem e é demitido por isso. Entretanto, ele acaba sendo convidado por engano para uma grande festa na casa do produtor, onde cria diversas confusões.

Dia 9 – O inferno é para os heróis (Guerra –EUA, 14 anos, 1962, 90’), de Don Siegel, com Steve McQueen.
No outono de 1944, as forças nazistas, aliadas à Siegfried Line, detêm os dados, as fortalezas e o poder de fogo para vencer. Um grupo de recrutas tem a ideia de convencer os alemães de que eles são membros de uma grande força tarefa dos aliados.

Dia 14 – Desencanto (Romance – UK, 14 anos, 1945, 86’), de David Lean.
Laura e Alec se conhecem por acaso em uma estação de trem. Ele é médico, ela é dona de casa, ambos são de classe média, estão na meia-idade e são razoavelmente felizes em seus casamentos. Em pouco tempo passam a se encontrar como bons amigos, mas gradativamente surge uma paixão mútua, apesar de saberem que esse amor é impossível.

Dia 16 – A guerra dos mundos (Ficção científica – EUA, livre, 1953, 85’), de Byron Haskin, com Gene Barry.
Adaptação do clássico livro de H.G. Wells, o filme conta a história da invasão de marcianos ao nosso planeta. No meio da destruição, dois humanos tentam encontrar uma solução na luta contra os alienígenas.

Dia 21 – O homem elefante (Drama – EUA/UK, livre, 12 anos, 1980, 96’), de David Lynch, com John Hurt. 
A dramática história de Joseph Merrick, jovem que viveu na Inglaterra do século 19 com uma doença genética que deformou seu corpo. Enfrentou todo o preconceito existente em uma sociedade cruel e conservadora, que o via como aberração da natureza.

Dia 23 – A ilha do tesouro (Aventura – EUA, livre, 1950, 97’), de Byron Haskin.
Um garoto recebe um mapa do tesouro escondido pelo Capitão Flint. Juntamente com seus amigos ele decide ir em busca do tesouro e embarca em um navio pirata com destino ao Caribe, onde enfrentará muitos perigos.

Dia 28 – O terceiro homem (Noir – UK, 14 anos, 1949, 104’), de Carol Reed. 
Um escritor americano chega a Viena pós Segunda Guerra e descobre que o amigo que iria encontrá-lo foi morto em circunstâncias misteriosas. Ao investigar o que de fato aconteceu, ele descobre uma trama que envolve o mercado negro de armas, espionagem internacional e uma sedutora jovem.

Dia 30 – Keoma (Faroeste – Itália, 14 anos, 1976, 105’), de Enzo Castellari, com Franco Nero. 
Ao final da Guerra Civil Americana, um pistoleiro mestiço, cansado de fazer da morte um meio de vida, retorna para o lugar que um dia fora seu lar. Porém, sua cidade natal está totalmente destruída pela peste e sob o comando de um homem chamado Capitão Caldwell.

Com Assessoria de Comunicação do Centro Cultural UFMG