Arte e Cultura

Desenhos de exposição no Centro Cultural representam fluxo do 'contato a distância'

Mostra 'dias fora de tudo' será aberta nesta sexta; artistas receberão o público, e obras serão apagadas e refeitas

O Centro Cultural UFMG vai inaugurar nesta sexta, dia 1º de abril, a exposição coletiva dias fora de tudo, concebida para ressaltar o desenho como “potência de representar o fluxo da ausência e presença''. Esse objetivo está relacionado  sobretudo ao cenário de pandemia, em que se tornou necessário o contato a distância, com isolamento social, trabalho remoto e atividades acadêmicas não presenciais. 

As obras estarão nas paredes da Grande Galeria do Centro Cultural UFMG, onde os artistas estão trabalhando há duas semanas e onde alguns deles continuarão ao longo do percurso de exibição. A mostra será aberta e processual, de tal maneira que os visitantes poderão acompanhar parte da montagem ao acessarem o espaço. 

Ao longo da atividade, os desenhos serão apagados e refeitos, em dinâmica que visa evidenciar as reconstruções possíveis da imagem. A exposição reúne nove artistas, entre professores e pesquisadores do Núcleo de Estudos e Ensino em Desenho Contemporâneo (Nedec).

A mostra será encerrada na segunda-feira, 8 de maio, com as obras redesenhadas. A entrada será gratuita. Mais informações estão no site do Centro Cultural UFMG

Artista da Exposição ‘dias fora de tudo’, Letícia Grandinetti - Cerca viva
Obra de Letícia Grandinetti, na mostraDivulgação | Centro Cultural UFMG

Exposições e seminários
O Nedec, criado em 2019, incentiva a produção, discussão e divulgação de conhecimentos sobre o desenho contemporâneo. O grupo promove exposições, seminários e outras ações abertas ao público, além de reuniões mensais para tratar de estudos e de assuntos internos. 

A equipe é composta de professores e artistas da Escola de Belas Artes da UFMG, da Escola Guignard da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) e da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Com Assessoria de Comunicação do Centro Cultural UFMG