Arte e Cultura

Ciclo de palestras celebra 40 anos de lançamento de 'A fúria do corpo', de João Gilberto Noll

Nesta quinta, dia 7, o escritor Paulo Scott aborda a dimensão da identidade na obra de estreia do autor gaúcho

João Gilberto Noll (à direita) no Fórum das Letras de Ouro Preto, em 2008
João Gilberto Noll (à direita) no Fórum das Letras de Ouro Preto, em 2008 Tábata Romero | Divulgação Relicário

Nesta quinta-feira, 7 de abril, às 20h, o escritor Paulo Scott ministra a palestra, on-line, A identidade no romance 'A fúria do corpo'. A atividade integra o ciclo Encontros com 'A fúria do corpo', de João Gilberto Noll – 40 anos depois, que celebra o romance de estreia do escritor gaúcho João Gilberto Noll.

A série é realizada pelo Grupo Varanda e pela Casa Quarup, com apoio do Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos Literários (Pós-Lit) da UFMG e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro – Campus Engenheiro Paulo de Frontin (IFRJ/CEPF). Seu objetivo é encontrar outros modos de olhar e experimentar a literatura de Noll por meio de encontros livres nos quais a diversidade de leituras é bem-vinda. A palestra de Scott é gratuita, mas demanda inscrição prévia. Serão emitidos certificados para ouvintes. 

A obra mais recente de Paulo Scott em português é Marrom e amarelo (2019), um romance sobre dois irmãos marcados pela discriminação racial no Brasil. A tradução do livro para o inglês rendeu a Scott uma indicação ao International Booker Prize, uma das principais premiações literárias para livros em língua inglesa, sejam originais ou traduzidos.

O escritor Paulo Scott, autor de 'Marrom e Amarelo'
O escritor Paulo Scott, autor de 'Marrom e Amarelo' Foto: Companhia das Letras / Divulgação

Escrita furiosa
Nos dias 13 e 20 de abril, às 20h, haverá ainda outras duas palestras. A primeira, intitulada A fúria da escrita de João Gilberto Noll, será conduzida pelo pesquisador em literatura Renato de Souza. A segunda, ministrada pela escritora Claudia Lage, abordará A linguagem invertebrada de João Gilberto Noll. Desde 28 de março, data de início da série, já conduziram atividades os escritores José Castello e Flávio Ilha e o professor da UFRJ Paulo Oneto.

Nascido em Porto Alegre, em 1946, João Gilberto Noll ficou conhecido por seus romances com personagens sem identidade e de linguagem elaborada. Autor de Harmada (1993), Bandoleiros (1985) e Lorde (2004), Noll recebeu seis prêmios Jabuti e deixou 13 romances, além de diversos contos, antes de falecer, em março de 2017.

Lançado em 1981 pela editora Record, "A fúria do corpo é uma espécie de via crúcis de duas personagens, que têm por codinomes João e Afrodite, de passado desconhecido e também sem perspectivas para o futuro. Visceral e amorosamente ligados, os dois vagam pelas ruas do Rio de Janeiro, colocando seus sexos e corpos à prova, experimentando acontecimentos tão realistas quanto surreais, que mapeiam a cidade e seu avesso", diz o site da série de encontros.

As inscrições para a palestra de Paulo Scott e as demais atividades podem ser feitas por meio deste formulário.