Pessoas

Claudia Mayorga é homenageada por contribuição à educação e aos direitos humanos

Sessão realizada nesta terça-feira, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, comemorou os 60 anos da Psicologia no Brasil

Cláudia Mayorga (à esquerda) e a deputada Beatriz Cerqueira exibem o diploma que materializa a homenagem Glaucinei Rodrigues Corrêa | UFMG

A professora Cláudia Mayorga, vinculada ao Departamento de Psicologia da Fafich e pró-reitora de Extensão da UFMG, foi uma das 17 personalidades da psicologia homenageadas nesta terça-feira, dia 23, pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em sessão que comemorou os 60 anos da atividade no Brasil e o Dia dos Psicólogos e das Psicólogas – celebrado nacionalmente em 27 agosto.

A homenagem à professora foi proposta pela Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Casa. O evento teve a participação da reitora Sanda Regina Goulart Almeida, que destacou a “batalha [da pró-reitora] pelos direitos humanos e pela extensão universitária”.

Sandra Goulart também mencionou as diversas lutas da UFMG em favor da cultura, ciência e tecnologia, da saúde mental e pelo fim dos manicômios. "É momento de comemorar tudo que foi feito. Mas ainda temos um longo caminho pela frente", ressalvou.

A sessão também teve a participação do pró-reitor de Assuntos Estudantis (Prae), Tarcísio Mauro Vago, entre outros membros da comunidade universitária, e de representantes de movimentos sociais de Belo Horizonte.

Educação como instrumento de transformação
Claudia Mayorga dedicou a homenagem a todos os psicólogos e psicólogas que usam a educação como instrumento de transformação social. “São pessoas que constroem e lutam por este país, que lutam pelos direitos humanos, como o direito à educação, e por outros tantos direitos que foram e ainda hoje são violados no nosso país. Mas vemos aqui hoje que há muita gente tentando mudar essa realidade”, disse.

Sob forte emoção e aplaudida de pé, Mayorga lembrou sua trajetória como psicóloga e educadora e as contribuições sociais da área. “A psicologia vai além do aspecto subjetivo, privado e individual. Ela também tem papel fundamental para a coletividade, na medida em que contribui para a defesa dos direitos humanos, da pluralidade, da democratização da sociedade e da justiça social.”

Presidente da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da ALMG, a deputada Beatriz Cerqueira (PT) ressaltou a importância do reconhecimento “neste período difícil de pandemia e de tentativas de desqualificar a ciência e as universidades”.

Atuação
Claudia Mayorga é professora do Departamento de Psicologia da UFMG e do Programa de Pós-graduação em Psicologia e atua na pesquisa e extensão nas áreas de psicologia social, comunitária, feminista, antirracista e decolonial. Coordena o Núcleo de Pesquisa e Extensão Conexões de Saberes na UFMG e desenvolve atividades no campo dos direitos humanos em prol das populações das periferias, mulheres e negros, com ênfase em políticas públicas.

É coordenadora da Cátedra de Direitos Humanos da Associação das Universidades do Grupo Montevideo (AUGM) e membro da Comissão de Direitos Humanos do Conselho Federal de Psicologia. Atualmente, é pró-reitora de Extensão da UFMG. Ela exerceu o cargo de pró-reitora adjunta na gestão 2014-2018.

Com Assessoria de Comunicação da Pró-reitoria de Extensão