Notícias Externas

Pesquisa mostra como motociclistas percebem comportamentos de risco

Discutir no trânsito é o comportamento perigoso mais citado em BH, revela dissertação da Medicina

Walisson Queiroga de Figueiredo em evento sobre segurança no trânsito
Walisson Queiroga de Figueiredo em evento sobre segurança no trânsito Arquivo pessoal

A maioria dos motociclistas de BH reconhecem atitudes perigosas, mas, mesmo assim, assumem os riscos desses comportamentos. O comportamento arriscado mais frequente é "discutir no trânsito", citado por pouco mais de 40% dos condutores. Outros 31% consideram o “uso do celular enquanto dirige”, e em torno de 29% citaram “mudar de faixa sem ligar a seta”. 

Essa é uma das conclusões da dissertação de mestrado defendida por Walisson Queiroga de Figueiredo no Programa de Pós-graduação em Promoção da Saúde e Prevenção da Violência da Faculdade de Medicina da UFMG. A pesquisa também buscou entender que fatores podem levar a mudanças de comportamento dos condutores. Saiba mais no episódio 19 do Aqui tem ciência.


Esse é o terceiro episódio da série especial do Aqui tem ciência que traz pesquisas sobre Belo Horizonte em homenagem ao mês de aniversário da capital. O primeiro episódio foi sobre pesquisa da Pós-graduação em Administração que investigou a influência da questão de gênero no trabalho de grafiteiras. O segundo episódio abordou o papel de catadores de lixo nas decisões sobre gestão e destinação de resíduos em BH. 

Na próxima semana (23/12), vai ao ar o último episódio, sobre um estudo do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação que buscou entender como líderes religiosos usam os canais e as fontes de informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões.


RAIO-X DA PESQUISA

Título original: Comportamentos e percepções de riscos de condutores de motocicleta em Belo Horizonte – Resultados do inquérito populacional Sauvi, 2014

O que é: análise dos comportamentos e percepções de risco dos condutores de motocicletas em BH com base em dados do inquérito populacional intitulado Saúde e violência: subsídios para formulação de políticas de promoção de saúde e prevenção da violência (Sauvi, 2014) 

Nome do pesquisador: Walisson Queiroga de Figueiredo 

Ano da defesa: 2019

Programa de Pós-graduação: Promoção da Saúde e Prevenção da Violência, da Faculdade de Medicina 

Orientador: Fernando Madalena Volpe

O episódio 19 do Aqui tem ciência teve apresentação de Breno Benevides, produção de Alessandra Ribeiro, edição e coordenação de jornalismo de Paula Alkmim e trabalhos técnicos de Tiago França. O programa é uma pílula radiofônica sobre pesquisas da UFMG, abrangendo todas as áreas do conhecimento. 

A cada semana, a equipe da Rádio UFMG Educativa apresenta resultados de trabalho de um pesquisador da Universidade. O Aqui tem ciência fica disponível em aplicativos de podcast e vai ao ar na frequência 104,5 FM às segundas, às 11h, com reprises às quartas, às 14h30, e sextas, às 20h.