Institucional

Comunidade da EBA critica tratamento às universidades e exalta Memorial da Anistia

A Comunidade da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais manifesta publicamente seu apoio incondicional às notas e manifestações nacionais e internacionais, em solidariedade à UFMG e em repúdio aos fatos ocorridos no dia 06/12/2017.

Não nos opomos à investigação no âmbito da Universidade, porém reafirmamos nossa indignação diante da forma desproporcional e coercitiva como foram tratados nossos dirigentes e servidores. E, rejeitamos a forma sensacionalista como a imprensa apresentou as acusações sobre a gestão orçamentária das universidades públicas.

Afirmamos a relevância do “Memorial da Anistia Política do Brasil”, proposto pela Comissão da Verdade, como parte integrante de um amplo processo de compreensão histórica do regime de exceção vivido em nosso país. Os espaços de memória – museus, memoriais e centros culturais –, em diálogo com a sociedade civil, são instrumentos primordiais para a construção e difusão do conhecimento.

Expressamo-nos em defesa da Arte e da Universidade como instrumentos da liberdade de expressão, da diversidade e do pensamento crítico, em prol da democracia.

Belo Horizonte, 11 de dezembro de 2017

Assembleia da Comunidade da Escola de Belas Artes