Concerto de piano e violino homenageia tradição musical tcheca

Ingrid Sotolarova e Anna Kratochvílová estão radicadas em Portugal
Ingrid Sotolarova e Anna Kratochvílová estão radicadas em Portugal Janet Fotky

Uma apresentação da pianista Ingrid Sotolarova e da violinista Anna Kratochvílová na noite de hoje, 5, no Conservatório, celebra a vasta tradição musical da República Tcheca, país do leste europeu que se notabilizou pelo dito popular segundo o qual “não há tcheco que não seja músico”.

Terras tchecas – cruzamento da cultura musical é o título do concerto, cujo repertório reúne, entre outras peças, a Sonata para Violino e Piano op. 24 "Primavera" (Allegro), de Beethoven, a Sonata para em Mi menor Violino e Piano (Allegro), de Mozart, e a Sonatina em lá menor op.137, nº 2, para Violino e Piano (Allegro moderato), de Schubert.

Beethoven, Mozart e Schubert foram alguns dos músicos que se apresentaram ou passaram temporadas em Praga, onde, inclusive, desenvolveram algumas de suas criações. A Mozart é atribuída a frase “os meus praguenses compreendem-me”, tamanha a afinidade entre ele e o público que cultivou no país.

O duo

Nascidas na República Tcheca, as duas musicistas moram em Portugal. Sotolarova é docente na Academia de Música Valentim Moreira de Sá, em Guimarães, e doutoranda em Artes Musicais na Universidade Nova Lisboa. Em Portugal há 27 anos, Anna Kratochvílová tem integrado, desde então, vários conjuntos de música de câmara e trabalhado em escolas de música do país.

O concerto começa às 20h, com entrada franca. O Conservatório está situado na Avenida Afonso Pena, 1.534. Mais informações pelo telefone (31) 3409-8300.

(Assessoria de Comunicação do Conservatório UFMG)