Concurso premiará vídeos centrados na defesa das universidades federais

Produções poderão ser inscritas por estudantes das instituições vinculadas à Andifes

Estudantes protestam durante a marcha contra o corte de recursos para a ciência
Estudantes da UFMG protestam durante a marcha contra o corte de recursos para a ciência Daniel Protzner / ALMG

Estudantes das instituições federais de ensino superior vinculadas à Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) podem participar do primeiro concurso audiovisual promovido pela entidade. Organizado pelo Colégio de Gestores de Comunicação das Universidades Federais (Cogecom), o concurso tem o objetivo de selecionar trabalhos que tenham como foco a defesa das universidades federais por meio de perspectivas diferentes e criativas.

A obra pode recorrer a qualquer técnica, valendo-se, ainda, de recursos complementares de lentes, filtros especiais e ampliação, entre outros. Cada participante poderá enviar somente um vídeo, que deve apresentar conteúdo com classificação livre e duração de um minuto, com tolerância de até cinco segundos para mais ou para menos.

A primeira etapa de avaliação das produções será feita por meio do canal da Andifes no Youtube. Os dez vídeos mais visualizados durante o período de duas semanas serão automaticamente classificados para a próxima etapa de avaliação. A partir daí, os critérios analisados serão os aspectos estéticos da imagem, a representação do tema proposto e os elementos compositivos e inovadores sobre o assunto.

As inscrições são individuais, ainda que os trabalhos tenham orientação ou construção coletiva, e só poderão ser feitas por meio de formulário on-line disponibilizado pela Andifes até as 23h59 do dia 31 de janeiro de 2020. Para se inscrever, o candidato deverá reunir, além de outros documentos estabelecidos pelo regulamento, a comprovação de matrícula em uma das instituições associadas à Andifes.

O concurso premia os três primeiros colocados, sendo R$ 5 mil reais para o primeiro colocado, R$ 3 mil para o segundo e R$ 1,5 mil para o terceiro.

O edital e o formulário estão disponíveis no site da Associação. Dúvidas sobre o concurso ou sobre o regulamento devem ser encaminhadas para o e-mail concursoaudiovisual@andifes.org.br.