Institucional

Conheça o anexo do Departamento de Química da UFMG

O maior departamento de Química do país tem agora uma edificação sustentável e segura para realização de pesquisas complexas e de alto risco.

Vídeo institucional produzido pela TV UFMG apresenta as instalações do Anexo 3 do Departamento de Química da UFMG, inaugurado neste ano. Construído de acordo com padrões de segurança internacionais, a nova estrutura física possui um sistema de exaustão que filtra e purifica o ar, antes que seja lançado na atmosfera. São 117 capelas de proteção coletiva, distribuídas em 39 laboratórios, que oferecem proteção para a manipulação de produtos químicos, tóxicos, vapores agressivos, partículas ou líquidos em quantidades e concentrações perigosas, prejudiciais à saúde. 

O professor Ruben Dario Sinisterra, diretor do Departamento de Química da UFMG, explica que apenas os laboratórios que trabalham com pesquisa de alto risco migraram para o novo anexo. "Isso vai nos oferecer condições de formar profissionais mais qualificados e de ampliar a produção de artigos e depósitos de patentes", avalia. O diretor destaca que o departamento de  Química da UFMG é o maior do país, com pesquisas reconhecidas internacionalmente. "Entre 2017 e 2020, produziu 900 artigos publicados em revistas de altíssimo impacto. Isso significa que, a cada  duas horas, o Departamento produz um artigo. Nós realizamos  90 depósitos de patentes, entre 2017 e 2020, ou seja,  uma patente a cada dois dias".

Cada laboratório possui duas saídas de emergência, uma delas com escadas externas ao edifício. Portas corta-fogo impedem que, em caso de incêndio, as chamas passem de um pavimento para o outro. Além disso, cada um dos cinco andares está equipado com alarmes de incêndio, chuveiros lava-olhos e equipamentos de segurança para a higienização emergencial de pessoas contaminadas por substâncias químicas. Outro ponto forte da estrutura é a sustentabilidade: o prédio foi projetado para ser um prédio verde e, por isso, tem um reservatório para captação da água de chuva que será reutilizada no sistema de descargas dos banheiros. 

Compromisso da química com a sociedade 

A Reitora da UFMG, Sandra Regina Goulart de Almeida, destaca que é no novo Anexo 3 que está sediado o Centro de Referência Ambiental (CRA), que se dedica a realizar pesquisas em química para avaliar danos decorrentes do rompimento de barragens em Minas. "O departamento de Química tem tido uma atuação muito importante no projeto Brumadinho UFMG, criado justamente para apoiar as decisões do poder público com relação ao desastre que ocorreu em Brumadinho e também em Mariana."

A reitora também ressalta que o Departamento atuou imediata e emergencialmente neste contexto da pandemia da covid-19, tanto na produção de álcool em gel quanto na confecção de escudos faciais, para abastecer hospitais nos primeiros meses da crise sanitária. Ainda no ano passado, uma patente foi criada para uma nanotecnologia capaz de proteger superfícies contra o Sars-cov-2 por até 28 dias. Batizado de Nanoativ, o composto químico tem ação antiviral e pode ser encontrado em diferentes produtos, como fitas adesivas, tecidos, cremes e hidratantes. 

Assista ao vídeo: 

Equipe: Olívia Resende (produção e reportagem), Ana Fatorelli (roteiro), Angelo Araújo, Lucas Tunes e Samuel do Vale (imagens), Marcelo Duarte (edição de conteúdo), Marcos Bispo (videografismo).