Notícias Externas

Contos do mineiro Murilo Rubião inspiram espetáculo em cartaz em BH

Livro ‘O Pirotécnico Zacarias’, de 1974, ganhou os palcos em montagem do Giramundo

O escritor mineiro Murilo Rubião estreou na literatura em 1947, com o livro de contos O Ex-Mágico. Já nessa obra, era possível perceber algumas características de sua escrita, que depois se tornaram um marco da obra de Rubião: a utilização de narrativas que desafiam a lógica, e que trazem ao leitor fatos inconcebíveis, inexplicáveis, que produzem uma sensação de estranhamento. Por isso, sua obra foi denominada como pertencente ao realismo mágico, ou fantástico. Essa temática perpassou todos os livros que publicou em vida, que foram sete no total, dedicados exclusivamente aos contos.

Uma de suas publicações, O Pirotécnico Zacarias, livro de 1974, inspirou o espetáculo de mesmo nome, produzido pelo grupo Giramundo. A montagem combina o já característico teatro de bonecos da equipe, com diferentes linguagens, como o cinema, animação, música e dança. Assim, além da homenagem ao escritor, eles também trazem questionamentos sobre a possibilidade de compreensão da realidade. A peça estreia neste sábado, 1º, na 46ª Campanha de Popularização do Teatro e da Dança.

O diretor da peça e do grupo Giramundo, Marcos Malafaia, responsável pela adaptação dos contos para os palcos, conversou com o programa Universo Literário, nesta sexta-feira, 31.

Ouça a conversa com Gabriela Sorice

Produção de Gabriela Sorice e Hugo Rafael