Notícias Externas

Criador da Revista Celton lança animação sobre a história de Belo Horizonte

No vídeo de quase 12 minutos, publicado na internet, ele faz uma viagem histórica ao Curral Del Rey

Desde o fim da década de 1990, quadrinista percorre ruas de BH vendendo suas histórias
Desde o fim da década de 1990, quadrinista percorre ruas de BH vendendo suas histórias Foto: Arquivo pessoal / Facebook

Circulando pelas ruas de Belo Horizonte, especialmente desde o fim dos anos 90, são raras as pessoas que nunca cruzaram com ele. Estou falando do Lacarmélio. Não reconheceu? E se eu disser Celton, fica mais fácil? Quadrinista e criador da famosa Revista Celton, Lacarmélio já faz parte do imaginário popular de Belo Horizonte e também da história da própria cidade. 

Com o início da pandemia do novo coronavírus, Celton viu-se impedido de fazer aquilo que já faz há mais de duas décadas: sair às ruas da cidade para vender seus quadrinhos, com personagens e histórias ambientados na própria capital mineira. Por isso, nas últimas semanas, optou por estrear um novo formato: uma animação que está fazendo sucesso nas redes sociais. Em um vídeo de pouco menos de 12 minutos, compartilhado em seu perfil no Facebook, ele convida o público para uma viagem histórica ao Curral Del Rey e à história da criação de Belo Horizonte. 

No programa Noite Ilustrada, da Rádio UFMG Educativa, nesta quarta-feira, 22, Lacarmélio Alfêo de Araújo, o Celton, falou sobre a animação e como tem se adaptado nesses meses longe das ruas.

Ouça a conversa com Luiz Fernando Freitas

Para assistir ao vídeo e contribuir com o trabalho de Celton, você pode acessar a página da Revista Celton ou o perfil de Lacarmélio no Facebook.

Produção de Hugo Rafael