Curso da Engenharia aborda edificações em madeira

Formação é focada na norma técnica brasileira que regulamenta o uso do material na construção civil

Eduardo Chahud, afirma que há uma forte demanda por soluções inovadoras e sustentáveis e a madeira é uma opção de material com boa performance.
A madeira é opção de material sustentável e de bom desempenho na construção civilFoto: Freepik

A madeira engenheirada, produto resultante do pinus ou do eucalipto, vem sendo fortemente incorporada a edificações no mundo inteiro. Após extraídas, essas matérias-primas são submetidas a tratamentos e processos que agregam qualidade e homogeneidade. Aplicações e processos relacionados à produção do material serão abordados no curso de extensão Edificações em madeira engenheirada – nova NBR-7190, que será realizado nos dias 18 e 19 e 25 e 26 de agosto, na Escola de Engenharia. O período de pré-inscrição para a atividade já está aberto.

Segundo o professor Eduardo Chahud, do Departamento de Construção Civil e Materiais da Escola de Engenharia, há grande demanda por soluções inovadoras e sustentáveis, e a madeira é uma opção de material com bom desempenho. “Na Europa, a construção de prédios de madeira é uma realidade. Em São Paulo, também já temos edificações com essa proposta”, comenta Chahud.

Nova norma
Um dos objetivos do curso é abordar a NBR-719, nova legislação que traz conceitos relativos aos projetos de edificações em madeira. Essa atualização, se seguida corretamente, poderá garantir todos os benefícios da madeira como material de construção, que, além de vantagens estéticas e sustentáveis, pode resultar em estruturas mais rígidas e eficientes. “Vários aspectos relacionados à norma serão discutidos durante o curso”, explica Eduardo Chahud, que integrou a comissão que formulou a NBR-719.

A formação oferece 50 vagas. Quem se inscrever até 15 de julho pagará o valor promocional de R$700. O processo é conduzido pela Fundação Christiano Ottoni. Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail projetos4@fco.org.br.