Extensão

Destinado a impactados pela tragédia de Brumadinho, curso de tecnologias digitais recebe inscrições até o dia 27

Formação, on-line e gratuita, é oferecida pela Fale em parceria com associação que assiste familiares das vítimas

Curso oferece noções introdutórias sobre aspectos das tecnologias digitais de informação e comunicação
Curso oferece noções introdutórias sobre aspectos das tecnologias digitais de informação e comunicação Foto: Creative Commons

O curso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, oferecido pela Faculdade de Letras (Fale) da UFMG, em parceria com a Associação dos Familiares de Vítimas e Atingidos da Tragédia do Rompimento da Barragem Mina Córrego do Feijão (Avabrum), recebe inscrições para nova turma até 27 de dezembro.

Gratuita e ofertada na modalidade a distância, com o apoio do Centro de Apoio à Educação a Distância (Caed/UFMG), a formação é destinada exclusivamente a sobreviventes e familiares das vítimas do desastre, além de pessoas residentes em Brumadinho e em municípios que fazem parte da Bacia do Rio Paraopeba.

As inscrições devem ser feitas por meio de formulário eletrônico. O curso, que tem o objetivo de prover noções introdutórias sobre aspectos das tecnologias digitais de informação e comunicação, terá carga horária de 60 horas, distribuídas em 12 semanas. O conteúdo será organizado em seis módulos com os temas Introdução às TDICs, Leitura crítica de textos digitais, Gestão de tempo e de recursos, Produção textual para textos de marketing, Produção de textos orais e recursos audiovisuais e Multiplicação.

As 200 vagas serão preenchidas por sorteio, considerando as prioridades estabelecidas pelo Edital Nº 80/2021: nessa ordem, sobreviventes do rompimento da barragem, independentemente do local de residência; familiares de vítimas e de sobreviventes (1º grau de parentesco e reconhecido pelo MPT), independentemente do local de residência; familiares de vítimas e de sobreviventes (2º e 3º grau de parentesco), independentemente do local de residência; residentes em Brumadinho e outras cidades da bacia do Vale do Rio Paraopeba atingidas pelo desastre.

O certificado será concedido aos participantes com ao menos 75% de frequência e que obtiverem 60 pontos nas atividades propostas. As aulas terão início em 18 de janeiro de 2023.

UFMG e Avabrum
O projeto UFMG-Avabrum oferece cursos de qualificação e de capacitação em tecnologias digitais e idiomas, a fim de contribuir para a inclusão social e para a geração de renda e de trabalho. A iniciativa é viabilizada com recursos financeiros provenientes de multa aplicada à mineradora Vale S.A., no âmbito de Ação Civil Pública do Ministério Público do Trabalho (MPT).

Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail ufmgavabrumtdics@gmail.com.