Lazer e esporte

Decatleta do CTE-UFMG é ouro no sul-americano de atletismo sub-18

Luiz Arthur Caetano fez as dez provas da modalidade nos dois dias do campeonato; Maria Eduarda Dantas ficou com a medalha de bronze no lançamento de disco

Luiz Arthur (à direita), com o treinador Marcio Prudêncio:
Luiz Arthur (à direita), com o treinador Marcio Prudêncio: 10 provas em dois diasConfederação Brasileira de Atletismo

Dois atletas treinados no Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da UFMG conquistaram importantes marcas no Campeonato Sul-Americano de Atletismo Sub-18, que terminou neste domingo em Encarnación, no Paraguai. Luiz Arthur Caetano da Silva Santos venceu no decatlon, especialidade de atletismo composta de 10 provas, com 6.342 pontos. Maria Eduarda Dantas de Matos ficou com a medalha de bronze na prova do lançamento de disco, com a marca de 41,45m.

Nos dois dias da competição, Luiz Arthur disputou o circuito que inclui as provas de 100 metros rasos, salto em distância, arremesso de peso, salto em altura, 400 metros rasos, 110 metros com barreiras, lançamento de disco, salto com vara, lançamento de dardo e 1.500 metros.

O Brasil foi o campeão geral da competição, somando 410 pontos na classificação geral, 229 no masculino e 181 no feminino. A equipe conquistou 47 medalhas, sendo 15 de ouro, 19 de prata e 13 de bronze.

Os treinadores do CTE-UFMG Roberta Oliveira e Márcio Prudêncio também integraram a equipe brasileira, como chefe de delegação e treinador, respectivamente.

Outros dois atletas do CTE tiveram desempenhos destacados: Vitor Dias ficou na quinta posição no arremesso de peso (15,82m), e Khalry Evelyn Felix Oliveira, com sexta colocação no salto com vara (3,2m).

Parcerias
A equipe premiada no Paraguai tem suporte da parceria do CTE-UFMG com a Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal de Minas Gerais (APCEF-MG).  

O Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da UFMG tem o apoio da Secretaria Especial de Esporte do Ministério da Cidadania, que financia projetos de formação de atletas, recursos humanos e desenvolvimento de pesquisa aplicados ao esporte de alto rendimento, incluindo o paralímpico.

Com Assessoria de Comunicação do CTE-UFMG