Arte e Cultura

Dia Internacional do Riso: TV UFMG aborda o humor na sociedade e a comédia no teatro

Campanha de Popularização do Teatro e Verão Arte Contemporânea trazem comédias a BH

Neste 18 de janeiro, comemora-se o Dia Internacional do Riso, um ato muito complexo, principalmente quando lançado sob um olhar que analise a sua natureza sociológica. Alexandre Compart, mestre em sociologia pela UFMG, explica que o riso é, de fato, aprendido. Ainda quando crianças compreendemos o riso com nossos pais. Posteriormente, quando crescemos, essa ação se revela como uma estratégia de socialização, principalmente rindo com aqueles que desejamos nos relacionar.


A risada possui ainda um papel fundamental nas artes, sobretudo no teatro. Carlos Mendonça, professor do Departamento de Comunicação Social da UFMG, explica que a comédia sempre tratou das coisas diárias, da vida trivial. Para o docente, o teatro se serve muito bem da comédia, pois o humor necessita de uma proximidade e essa arte, pela sua própria natureza, mostra-se como campo fértil para esse gesto.
Em Belo Horizonte, o público pode encontrar novos motivos para rir nos espetáculos da 44ª Campanha de Popularização do Teatro e da Dança, e também nas obras do Verão Arte Contemporânea.