Pesquisa e Inovação

Dia Nacional da Ciência terá discussão sobre uso de animais em pesquisas

Em BH, programação será neste sábado, 6, no Centro de Referência da Juventude

Teste de produtos cosméticos em animais já não era mais realizado na UFMG
Pixabay/CC0 Creative Commons

O Dia Nacional da Ciência, celebrado em 8 de julho, é uma homenagem à fundação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), ocorrida na mesma data, em 1948. Em 2001, a comemoração foi oficializada por lei, como oportunidade de reafirmar a importância da ciência para o desenvolvimento da sociedade. 

Em Belo Horizonte, as atividades do Dia Nacional da Ciência serão realizadas neste sábado, 6, no Centro de Referência da Juventude, ao lado da Praça da Estação. Haverá uma série de palestras e rodas de conversas com pesquisadores da UFMG. O evento é promovido pela Diretoria de Divulgação Científica da Universidade, em parceria com instituições de ensino superior e de apoio à pesquisa de Minas Gerais. 

Uma das rodas de conversa será sobre redução e substituição dos animais em pesquisas, conduzida pelo professor da Faculdade de Farmácia Carlos Tagliati. Apesar da existência do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea), que fiscaliza o uso de animais em laboratório, o assunto ainda provoca polêmicas e traz debates sobre métodos que dispensem o uso de seres vivos em pesquisas.

Ouça a conversa com Alessandra Ribeiro

A programação do Dia Nacional da Ciência será realizada das 9h às 16h. Para mais informações, acesse a página da Diretoria de Divulgação Científica da UFMG no Facebook.