Diálogos sobre transexualidade na UFMG são tema de debate no Festival de Verão

Única servidora transmulher da Universidade, Samara Gabi Pimenta conversou com o programa Conexões

Samara Pimenta, servidora transmulher da UFMG
Samara Pimenta, servidora transmulher da UFMG Foto: Luciano Coutinho

Samara Gabi Pimenta trabalha na UFMG há 14 anos, como servidora técnico-administrativa na área de eletrônica. Em 2017, assumiu sua transexualidade e é, até hoje, a única servidora transmulher da universidade.

Nesta quinta-feira, 14, no Ciclo de Debates do 13º Festival de Verão UFMG, Samara apresenta um relato de suas experiências pessoais como servidora na UFMG. O debate Transvivência: diálogos sobre o direito à diferença na universidade propõe a reflexão de políticas que combatam o preconceito e que facilitem a transição de gênero no âmbito profissional.

O professor da Faculdade de Educação da UFMG Paulo Henrique de Queiroz Nogueira também participa do debate. Ele vai apresentar elementos de sua pesquisa, A presença de pessoas trans na UFMG: perspectivas interpessoais e institucionais, desenvolvida com pessoas trans em outros segmentos da Universidade.

No programa Conexões, da Rádio UFMG Educativa, nesta quarta-feira, 13, a servidora Samara Gabi Pimenta compartilhou alguns relatos de suas experiências e do seu processo de transição, enquanto já era servidora da UFMG.

Ouça a conversa com Luíza Glória

O debate Transvivência: diálogos sobre o direito à diferença na universidade será realizado a partir das 10h, no Conservatório UFMG (Avenida Afonso Pena, 1.534, Centro).

Produção de Giulliana Santos, sob orientação de Hugo Rafael e Luíza Glória