Publicação traz dossiê sobre relação entre escrita e imagem

Trabalho publicado em revista da UnB foi organizado por professora da Fale

O dossiê Imagens legíveis, textos visíveis, organizado por Márcia Arbex, professora da Faculdade de Letras (Fale) da UFMG, está disponível na Revista do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais (VIS) da Universidade de Brasília (UNB). Além de artigos que exploram a relação entre escrita e imagem e literatura e arte, a publicação também aborda as produções artísticas marcadas pela aproximação da linguagem teórica e estudos de caso.

Doze artigos inéditos tratam de diferentes aspectos dessa confluência do visível e do legível. O dossiê também contém entrevista com Claus Clüver, professor emérito da Indiana University, dos Estados Unidos, renomado pesquisador na área dos Estudos Interartes e da Intermidialidade. Ele fala de sua trajetória e do atual cenário de suas investigações sobre as relações entre as artes e mídias.

O dossiê contou com contribuições de pesquisadores do Grupo Intermídia – Núcleo de Estudos sobre a Intermidialidade da Fale e do Grupo de Trabalho (GT) da Anpoll Intermidialidade: literaturas, artes e mídia. A professora Míriam Vieira, da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), colaborou na organização do dossiê.

A Revista VIS é uma publicação acadêmico-científica semestral, dedicada a divulgar artigos, pesquisas e abordagens sobre o conhecimento na área de artes visuais. O site da Revista tem mais informações.