Pesquisa e Inovação

Doutoranda é premiada por pesquisa sobre implante para tratamento da uveíte

Mayara de Paiva tem vínculo com a Faculdade de Farmácia; doença é uma inflamação ocular

Mayara (em primeiro plano) e parte da equipe envolvida na pesquisa apresentada no congresso
Mayara (em primeiro plano) e parte da equipe envolvida na pesquisa apresentada no congresso Arquivo pessoal

A doutoranda Mayara Rodrigues Brandão de Paiva, do Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas, recebeu, em 8 de setembro, em São Paulo, o prêmio ABCF Young Investigator Award, durante o 4º Congresso da Associação Brasileira de Ciências Farmacêuticas, maior evento científico da área no Brasil. Mayara foi reconhecida pelos resultados parciais da pesquisa Toxicity of sirolimus intravitreal implants in normal rabbit eyes (Toxicidade dos implantes intravítreos de sirolimus em olhos normais de coelhos).

O trabalho dá sequência à pesquisa realizada por Mayara no mestrado, em que desenvolveu implantes intraoculares contendo sirolimus, para tratamento de uveíte autoimune, um tipo de inflamação ocular. O sirolimus é um fármaco com propriedades imunossupressoras, antitumorais, anti-inflamatórias e antiangiogênicas, com potencial para tratar doenças oftalmológicas. No doutorado, Mayara estuda a aplicação segura de sistemas biodegradáveis contendo sirolimus para combater a uveíte.

O trabalho de Mayara, que recebeu R$ 5 mil de prêmio, foi considerado o melhor entre as pesquisas apresentadas por estudantes da graduação e pós-graduação. No estudo, a doutoranda analisa os efeitos do implante contendo sirolimus na retina de coelhos saudáveis e detectou que a substância não causa efeitos tóxicos nos animais nem aumenta sua pressão intraocular. O resultado confirma que os implantes intravítreos do medicamento são uma alternativa promissora para o tratamento de uveíte. Sua tese deverá ser defendida em 2019.

A pesquisa é desenvolvida no Laboratório de Tecnologia Farmacêutica da Faculdade de Farmácia da UFMG, em parceria com a Fundação Ezequiel Dias, e orientada pelo professor do departamento de Produtos Farmacêuticos Armando Silva Cunha Júnior, que há alguns anos coordena estudos sobre métodos de liberação de medicamentos intraoculares. Também participaram do trabalho submetido ao congresso os pesquisadores Marcela Coelho Silva Ribeiro, Gustavo Oliveira Fulgêncio e Sílvia Ligório Fialho.