Notícias Externas

Edição 01/11/2012 Jornal UFMG

Cidadania: Dois dias após o Tribunal de São Paulo ter cassado a liminar que determinava o despejo de 170 índios da comunidade Puelyto kue, nesta quinta-feira foi a vez dos senadores debaterem uma solução definitiva para o conflito da etnia guarani-kaiowá com os fazendeiros do Mato Grosso do Sul. A iniciativa do debate é do presidente da Comissão de Direitos Humanos, senador Paulo Paim do PT do Rio Grande do Sul. Ouça reportagem de Soraya Fideles.

CIDADANIA GUARANI KAIOWA 01-11-2012.mp3

De olho na cidade: Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, uma das cidades mais afetadas pela violência em Minas, vai contar com novos instrumentos de proteção. Segundo a Secretaria de Estado de Defesa Social, um novo centro de prevenção à criminalidade e uma nova sede do Batalhão da Polícia Militar vão ser instalados no município. Além disso, uma unidade socioeducativa, que vai funcionar em Ibirité, vai atender os adolescentes infratores da cidade. Todas as medidas visam diminuir os índices de criminalidade no município. Ouça reportagem de Emílio Pio.

DE OLHO NA CIDADE - CRIMINALIDADE - 01-11-2012.mp3

Enem 2012 A: Na realização das provas do Enem neste final de semana, a CEMIG, Companhia Energética de Minas Gerais, realiza plano de contingência para evitar quedas de energia, com o objetivo de não prejudicar os candidatos. Segundo a Companhia, 2.200 agentes da vão estar de plantão em Belo Horizonte, incluindo eletricistas e atendentes de call center. Sobre esse assunto, a repórter Laura Marques conversou com o Agente de Comercialização da Gerência de Relacionamento com Clientes Especiais do Poder Público da CEMIG, Agnaldo Parreira. Ouça.

ENEM 2012 CEMIG 01-11-2012.mp3

Enem 2012 B: Ainda falando do Exame Nacional do Ensino médio: se ontem, na série especial “Questões do Enem”, nós acompanhamos os reflexos da aplicação do exame no ensino superior no Brasil, hoje é dia de conferir como o ensino médio vem se desenvolvendo a partir do crescimento do ENEM no país. Ouça reportagem de Gabriela Costa.

ENEM 2012 ESPECIAL 01-11-2012.mp3

Internacional: propostas para a economia dos candidatos Obama e Romney o tema da entrevista de hoje da série sobre as eleições presidenciais americanas. A repórter Gabriela Terenzi conversou com o professor de economia internacional da PUC Minas Flávius Marcus Lana de Vasconcelos sobre o assunto. Ouça.

INTERNACIONAL ELEICOES NOS ESTADOS UNIDOS 01-11-2012.mp3