Notícias Externas

Edição 08/10/2012 Jornal UFMG

Cobertura Eleições 2012 A: Em Belo Horizonte, o atual prefeito, Marcio Lacerda, do PSB, garantiu mais quatro anos a frente da Prefeitura da capital mineira. Com 52,69 por cento dos votos, o socialista venceu ainda em primeiro turno o principal concorrente, Patrus Ananias, do PT, que obteve 40,89 por cento dos votos dos belo-horizontinos. Com o fim do pleito, ficou claro que a partir de agora, PT e PSB vão caminhar em lados opostos nos próximos anos. Ouça reportagem de Larissa Rodrigues.

COBERTURA ELEICOES 2012 RESULTADOS DAS URNAS EM BH 08-10-2012.mp3

Cobertura Eleições 2012 B: Além de escolher o prefeito da capital, os eleitores de Belo Horizonte também elegeram os novos vereadores. São 41 representantes do legislativo municipal. Apesar da renovação recórde, com 22 novatos na Câmara Municipal, 19 vereadores foram reeleitos. Com a nova composição, o segundo mandato de Márcio Lacerda deve enfrentar uma Câmara mais oposicionista. Ouça reportagem de Soraya Fideles.

COBERTURA ELEICOES VEREADORES 08-10-2012.mp3

Cobertura Eleições 2012 C: Em Contagem, na região metropolitana, a disputa ocorre entre Carlin Moura do PC do B e Durval Ângelo do PT. O início do segundo turno na cidade é marcado por reuniões dos candidatos com os coordenadores de campanha para definir as estratégias para o segundo turno. Ouça reportagem de Luiz Felipe Nunes.

COBERTURA ELEICOES CONTAGEM - 08-10-2012.mp3

Cobertura Eleições 2012 D: Em Betim, na Região Metropolitana de BH, o novo prefeito é Carlaile Pedrosa, do PSDB, que obteve vitória com 68,09 por cento dos votos! Resultado no primeiro turno era esperado, já que pesquisas de intenção de voto indicavam ampla vantagem para o candidato tucano. Carlaile Pedrosa foi um dos fundadores da CDL, Câmara dos Dirigentes Lojistas. Foi ainda secretário estadual de Esportes, na década de 90. Ouça reportagem de Fernanda Sabino.

COBERTURA ELEICOES BETIM - 08-10-2012.mp3

Cobertura Eleições 2012 E: E o nosso colunista de política, professor do Departamento de Ciência Política da UFMG, Carlos Ranulfo, analisa resultados que ele considera decisivos para o cenário nacional, em três capitais: as eleições em BH, São Paulo e Recife. Ouça reportagem de Fernanda Sábio.

Educação: Durante o primeiro pronunciamento como prefeito reeleito na noite de ontem, o prefeito Márcio Lacerda afirmou que a educação deve ser uma das áreas prioritárias em seu próximo mandato. Ele reconheceu que ainda há muitos desafios na área. Hoje, esse foi o assunto da nossa coluna sobre educação, assinada pelo coordenador do projeto “Pensar a Educação, Pensar o Brasil”, professor da UFMG, Luciano Mendes. Ouça entrevista concedida à jornalista Fernanda Sabino.

COBERTURA ELEICOES BETIM - 08-10-2012.mp3