Notícias Externas

Edição 13/08/2012 Jornal UFMG

Vestibular: Começam hoje as inscrições para o Vestibular 2013 da UFMG. São 6.670 vagas para 75 cursos, com entrada no primeiro e no segundo semestre do ano que vem. Ouça reportagem de Júlia Guimarães.

VESTIBULAR UFMG 2013 13-08-2012.mp3

Educação: Aguarda sanção da presidenta Dilma Rousseff projeto de lei, já aprovado no Senado, que estabelece que metade das vagas nas universidades deve ser reservada para o sistema de cotas sócio-raciais. E esse é o assunto de hoje da nossa coluna de educação, assinada pelo pesquisador do projeto “Pensar a Educação, pensar o Brasil”, professor Luciano Mendes. Ouça entrevista concedia à jornalista Fernanda Sabino.

EDUCACAO - VAGAS EM UNIVERSIDADES PUBLICAS - 13-08-2012.mp3

Internacional: Hoje a Venezuela vai ser incorporada juridicamente ao Mercosul, doze dias depois da cerimônia, em Brasília, que oficializou a adesão do país ao bloco. O próximo passo, depois dessa incorporação, é finalizar até dezembro deste ano a adequação de produtos venezuelanos, que vão participar do livre comércio, aos códigos adotados pelo grupo. Ouça reportagem Fernanda Sabino.

INTERNACIONAL VENEZUELA MERCOSUL - 13-08-2012.mp3

Desafios dos prefeitos: Mais de 600 cidades de Minas Gerais vão ter novos prefeitos a partir de 2013. Não é apenas a estréia da Ficha Limpa nas eleições de 2012 que inibiu a candidatura nos 853 municípios do Estado. Em metade deles, os atuais gestores já estão em seu segundo mandato e a legislação não permite uma terceira candidatura. Mesmo que muitos deles façam o seu sucessor, o pleito de 2012 vai ser marcado por grande renovação do cenário em relação ao quadro atual. Mas os vencedores nas urnas em outubro vão ter que lidar com velhos problemas. É o que você confere na primeira reportagem que abre a especial “Desafios dos prefeitos” que tem a produção de Vanessa Bugre e edição de Soraya Fideles. Ouça.

Cobertura Londres: Encerrados os jogos olímpicos de Londres, os resultados e a cerimônia de encerramento geram expectativas para as olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro. A delegação brasileira conseguiu o 2º melhor desempenho da história com 3 ouros, 5 pratas e 9 bronzes, 17 medalhas no total. Ouça reportagem Terêncio de Oliveira.

COBERTURA LONDRES 13-08-2012.mp3