Marcha Nacional pela Ciência será realizada em formato virtual
Diretora de Divulgação Científica falou sobre o evento em entrevista à Rádio UFMG Educativa
Nos últimos anos, a Marcha Nacional pela Ciência levou milhares de pessoas às ruas de Belo Horizonte e de outras cidades do Brasil para reivindicar investimentos em pesquisa, ciência e nas agências de fomento.
Em 2020, por causa da necessidade de isolamento social imposto pela pandemia da Covid-19, a marcha presencial não vai ocorrer, mas o evento continuará reunindo grande número de pessoas “em defesa da saúde, da educação e da democracia”, tema da edição de 2020. Excepcionalmente, a marcha será realizada no formato virtual.
O encontro, que seria realizado no último dia 23, foi remarcado para a próxima quinta-feira, 7 de maio, para ampliar o número de participantes. A manifestação terá cobertura pelas redes sociais da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Assim como nas outras edições, a UFMG também vai participar da marcha deste ano.
“Será uma experiência única. A marcha é um evento internacional e, nessa situação de pandemia, a SBPC Minas teve a ideia de fazer a marcha virtual, por meio das redes sociais”, explicou a professora Débora d’Ávila Reis, diretora de Divulgação Científica da UFMG, em entrevista ao programa Conexões, da Rádio UFMG Educativa.
Segundo a professora, “mais do que nunca tem sido necessário um movimento pela valorização da ciência, da educação, da saúde pública". E a ação deste ano conta com a participação e o envolvimento de diversas instituições de ensino e pesquisa de todo o país.
Débora Reis ressaltou a importância de um diálogo entre universidades, políticas públicas, movimentos sociais, entre outros agentes envolvidos na transformação da sociedade. “A ciência não deve estar sozinha. Deve caminhar junto com os movimentos sociais e outras organizações. A marcha é um momento de reflexão e diálogo, para pensarmos sobre essas questões, sobre a importância de estarmos juntos”, destacou.
A Marcha Virtual pela Ciência poderá ser acompanhada nas redes sociais da SPBC: Instagram, Youtube, Facebook e Twitter. Outras informações estão disponíveis na página do evento no Facebook.
Estudantes na marcha
O programa Expresso 104,5 da última quinta-feira, 30, também repercutiu a Marcha pela Ciência 2020. A estudante de jornalismo da UFMG Maria Gabriela Lara, integrante do Comitê de Comunicação da Marcha em Minas, falou sobre o papel dos estudantes na manifestação.