Notícias Externas

Edição 21/01/2013 Jornal UFMG

Educação A: Hoje é o último dia para estudantes se inscreverem no ProUni – Programa Universidade Para Todos para concorrer a bolsas em instituições particulares de ensino superior. Mas qual é o impacto do Prouni no contexto socioeconômico dos estudantes assistidos pelo programa? Uma pesquisa de doutorado defendida na Puc de São Paulo mostra que 92 por cento dos entrevistados consideram que a formação acadêmica possibilitada pelo Prouni ampliou os horizontes profissionais e abriu as portas para um futuro melhor. Ouça reportagem de Gabriela Costa.

FLASH GABRIELA COSTA 2101.mp3

Educação B: O protesto das principais associações de cientistas do país em relação ao movimento do COB (Comitê Olímpico Brasileiro) para impedir o uso da palavra olimpíada em competições educacionais e científicas conseguiu mobilizar a sociedade, repercutir na imprensa e fazer com que o COB reavaliasse seu posicionamento. Ouça reportagem de Afonso Sepulveda

MATERIA AFONSO.mp3

Internacional: O presidente norte americano Barack Obama tomou posse neste domingo. Reeleito em novembro do ano passado num pleito disputado contra o republicano Mitt Romney, Obama fica na presidência dos Estados Unidos até janeiro de 2017. A coordenadora do Observatório Político dos Estados Unidos, cientista política Solange Reis, faz uma projeção de como deve ser o segundo mandato Barack Obama. A entrevista foi com a repórter Laura Marques. Ouça.

De olho na cidade A: Os contribuintes têm até hoje para pagar duas ou mais parcelas do IPTU com desconto de 7%. Além desse desconto, o cidadão também pode contar com créditos do programa BH Nota 10, e no caso de clubes, com descontos do Esporte para Todos. A prefeitura espera arrecadar neste ano 1 bilhão e 47 milhões neste ano com o imposto. Nas últimas semanas, muitas pessoas foram ao BH Resolve para tirar dúvidas sobre o pagamento do tributo. Ouça reportagem de Daniel Leite.

NOTA COM TOP 1.mp3

Economia: Quem precisa tirar carteira de motorista em Belo Horizonte está pagando até 14% a mais no começo de 2013, em comparação com o último mês do ano passado. É o que revela uma pesquisa realizada pelo site MercadoMineiro, nos dias 16 e 17 de janeiro, em 27 autoescolas da capital mineira. Ouça reportagem de Daniel Leite.

NOTA COM TOP 2.mp3