Notícias Externas

Edição 22/11/2012 Jornal UFMG

Política A: Gestores municipais reunidos no 5° Congresso de Prefeitos Eleitos cobram do governo federal distribuição igualitária dos royalties do petróleo entre produtores e não-produtores. Sanção da presidenta Dilma Rousseff ao projeto de lei, aprovado no Congresso Nacional, é considerada chave para minimizar crise nos cofres municipais. Ouça reportagem de Amélia Gomes.

POLITICA CONGRESSO PREFEITOS ELEITOS 22-11-2012.mp3

Política B: A Câmara também aprovou o projeto que cria o vale cultura, no valor de cinqüenta reais para trabalhadores regidos pela CLT, Consolidação das Leis do Trabalho. Devem ter direito ao benefício destinado a programas culturais, os trabalhadores que recebem até cinco salários mínimos por mês. Esse grupo pode ter até 10% do valor do vale descontados do salário. Já quem tem renda superior, só vai poder receber o benefício depois que todos os empregados do grupo prioritário estejam atendidos. No Bom Dia Ministro de hoje, a Ministra da Cultura, Marta Suplicy, que assumiu a pasta há pouco mais de dois meses, comemorou a aprovação e disse que vai trabalhar para acelerar o processo de apreciação no Senado. Ouça reportagem de Gabriela Costa.

POLITICA CLT 22-11-2012.mp3

Meio Ambiente: O que fazer com eletroeletrônicos quando eles já não servem mais? Onde eles devem ser deixados? O tema dominou os debates da Semana Mineira de Redução de Resíduos na manhã de hoje. Até amanhã, o evento discute formas de melhorar o gerenciamento do lixo e incentivar ações mais sustentáveis. Ouça reportagem de Emílio Pio.

MEIO AMBIENTE 22-11-2012.mp3

Internacional: Brasileiros que moram na região da Faixa de Gaza desistem de deixar o local após anúncio de cessar-fogo. O grupo de 20 brasileiros, que têm também nacionalidade palestina, avisou ao Escritório do Brasil em Ramalá, na Cisjordânia, que pretende ficar na região. Na noite de ontem, o ministro das Relações Exteriores do Egito, Mohamed Kamel Amr, e a secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, anunciaram um cessar-fogo na região. Para tentar entender essa questão, a repórter Gabriela Terenzi conversou com o professor de relações internacionais das Faculdades Rio Branco, Guilherme Casarões. Ouça.

INTERNACIONAL FAIXA DE GAZA 22-11-2012.mp3

Economia: Oferecer ao consumidor descontos de até 75%. Esse é o objetivo da Black Friday Brasil, que acontece no dia 23 deste mês, com a participação de lojas de diferentes setores. A expectativa é que a arrecadação seja de aproximadamente R$ 135 milhões se tornando o dia de maiores vendas virtuais deste ano no Brasil. Ouça reportagem de Thaiane Bueno.

ECONOMIA BLACK FRIDAY 22-11-2012.mp3