Notícias Externas

Edição 25/06/2014 Jornal UFMG

Pactos da Dilma um ano depois: Série de reportagens da UFMG Educativa mostra o que avançou e o que não avançou nos cinco pactos propostos pela Presidenta em resposta às manifestações de junho do ano passado. Na reportagem de hoje você confere o pacto da educação que propunha 10% do PIB para o setor às vésperas da sanção ao PNE da Presidenta Dilma Rousseff. Ouça a reportagem de Amélia Gomes.

PACTOS DA DILMA UM ANO DEPOIS - PACTO DA EDUCACAO 10 PORCENTO DO PIB - 25-06-2014.mp3

Educação: Termina a greve dos professores da rede municipal de Contagem. UFMG divulga escala de atendimento para matrícula e registro acadêmico dos selecionados na segunda chamada do SISU. Ouça a reportagem de Lucas Pavanelli e Vinicius Luiz.

EDUCACAO - FIM DA GREVE PROFESSORES CONTAGEM UFMG CHAMA SELECIONADOS NO SISU - 25-06-2014.mp3

Saúde: Depois de 25 anos da erradicação, Vírus da Poliomielite é detectado no Brasil. Especialistas alertam que descoberta não representa risco de contaminação. Ouça a reportagem de Cícero Pedro Leão.

SAUDE - VIRUS DA POLIOMIELITE REAPARECE NO BRASIL 25 ANOS DEPOIS DE ERRADICADO - 25-06-2014.mp3

De Olho na Cidade: Justiça de Minas concedeu liminar aos movimentos sociais contra o cerco da polícia militar que impediu manifestações em Belo Horizonte. BRT Move terá Novas linhas troncais em substituição às linhas de Venda Nova. Ouça a reportagem de Lucas Pavanelli e Vinicius Luiz.

DE OLHO NA CIDADE - JUSTICA MG CMCEDE LIMINAR CONTRA PM NOVAS LINHAS TRONCAIS BRT MOVE - 25-06-2014.mp3

Política: PSD de Kassab e PP confirmam apoio à reeleição de Dilma Rousseff à Presidência da República. STF julga ações para trabalho externo de condenados do Mensalão. TSE define que as regras da mini-reforma eleitoral não valem para este ano. Ouça a reportagem de Lucas Pavanelli e Vinicius Luiz.

POLITICA PSD E PP DEFINE APOIO A DILMA STF JULGA ACOES DO MENSALAO TSE MINIREFORMA NAO VALE - 25-06-2014.mp3

Estradas: Assembléia Legislativa de Minas discute os benefícios que as concessões de rodovias podem proporcionar para as estradas que cortam o estado. Ouça a reportagem de Raquel Miranda.

ESTRADAS - ALMG DISCUTE BENEFICIOS DAS CONCESSOES DAS RODOVIAS DE MINAS - 25-06-2014.mp3

Por trás da Copa, Países em Conflito: Série de reportagens mostra os conflitos políticos, separatistas, confrontos armados, guerras civis que envolvem países que estão no Mundial. Na reportagem de hoje você confere a situação política da capitalista Coréia do Sul, país que vive em permanente tensão com a vizinha socialista Coréia do Norte. A antiga Coréia foi dividida em duas depois da Segunda Guerra Mundial o que provocou o início da guerra fria entre as duas Coréias. Ouça a reportagem de Débora Helena.

POR TRAS DA COPA PAISES EM CONFLITO - SITUACAO DA GUERRA FRIA ENTRE AS COREIAS SUL E NORTE - 25-06-2014.mp3

A Voz do Gol: Série especial de reportagens relembra as locuções mais marcantes dos Mundiais no rádio e na televisão, série que vai ao ar até o fim do Mundial. Num primeiro momento, destaque para as narrações pedidas pelos ouvintes e seguidores da Rádio UFMG Educativa. Na reportagem de hoje você ouve a narração do gol de Ronaldo Fenômeno na voz do locutor alemão em jogo do Brasil contra Alemanha no Mundial de 2002. Ouça a reportagem de Jonathans Cotrim.

A VOZ DO GOL - LOCUTOR ALEMAO NARRA GOL DE RONALDO FENOMENO DA COPA DE 2002 - 25-06-2014.mp3

Meio Ambiente: Conselho Nacional de Meio Ambiente propõe a retirada do fósforo da fabricação do sabão em pó, produto que em contato com oxigênio criam ambiente propício para proliferação de cianobactérias nocivas aos rios. Especialista avalia como a retirada desse produto da fórmula do detergente em pó pode afetar e melhorar o meio ambiente. Ouça a entrevista concedida ao jornalista Vinicius Luiz. Entrevistado: Marcus Vinicius Polignano, pesquisador do Projeto Manuelzão da UFMG e professor de Medicina da UFMG.

MEIO AMBIENTE - MARCUS VINICIUS POLIGNANO RETIRADA DO FOSFORO DA FABRICACAO DO SABAO EM PO - 25-06-2014.mp3