Notícias Externas

Edital universal do CNPq é fonte vital de recursos para pesquisas no Brasil

O pagamento das bolsas previstas na chamada de 2021 está sob risco com novo corte na ciência. Pesquisadores de diferentes áreas explicam por que essa chamada é tão importante

Considerado uma conquista da comunidade científica, o edital Universal do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), lançado neste ano, prevê 250 milhões de reais em investimentos para a pesquisa no Brasil. Apesar de ser uma das mais importantes fontes de financiamento da ciência no país - a chamada deste ano, por exemplo, envolve 30 mil pesquisadores - o edital não era aberto desde 2018. 

O problema é que, apesar de já ter lançado a chamada, o Conselho corre o risco de ficar sem dinheiro para honrar o edital. Isso porque dos 250 milhões previstos para os projetos de pesquisa selecionados, 50 milhões são de recursos do próprio CNPq e os outros 200 milhões viriam de verbas que seriam liberadas para o Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), mas que foram redirecionadas para outros fins pelo governo federal.

Por que o edital Universal é tão importante? E o que pode acontecer com a pesquisa no Brasil sem ele? Para responder a essas questões, a Rádio UFMG Educativa conversou com Sandro Amadeus Cervera, reitor da Universidade Federal de Alfenas (Unifal) e presidente do  Fórum das Instituições Públicas de Ensino Superior de Minas Gerais (Foripes-MG) e também com pesquisadores da UFMG de diferentes áreas do conhecimento. Foram ouvidos João Trindade Marques, professor associado do Departamento de Bioquímica e Imunologia da UFMG; Andres Zarankin, do Departamento de Antropologia e Arqueologia; Eduardo Mortimer, da Faculdade de Educação; e Jupira Mendonça, do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFMG.

Ouça a reportagem no Soundcloud.

Pesquisa sobre ocupação humana na Terra do Fogo contou com recursos do edital Universal
Pesquisa sobre ocupação humana na Terra do Fogo contou com recursos do edital Universal Leach UFMG

Na reportagem veiculada ontem pela Rádio UFMG Educativa, entidades ligadas à ciência explicaram o que é o Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNCT) e por que ele é tão importante para o financiamento da pesquisa e inovação no Brasil. Na terça, o presidente do Fórum das Instituições Públicas de Ensino Superior de Minas analisou os efeitos dos cortes na ciência feitos nos últimos anos e disse que a luta por recursos para a área deve envolver toda a sociedade. A reportagem de amanhã, dentro do programa Conexões, fala sobre a importância da ciência para a economia.