Notícias Externas

Em A Poesia do Instante, coletivo ilustra paisagens poéticas da cidade de São Paulo

Obra reúne 37 poemas escritos por membros do coletivo 'Poèmes en Machine'

Livro conta com ilustrações do artista gaúcho Bruno de Amorim
Livro conta com ilustrações do artista gaúcho Bruno de Amorim Foto: Reprodução

Com início das atividades em 2013, o Poèmes En Machine é um projeto que se propõe a escrever poemas instantâneos em áreas públicas da cidade de São Paulo. Com autoria de Fernando Rangel, Adriana Coppi e Arara Xestal, o trio busca dar vida e poesia às memórias daqueles que frequentaram espaços abertos da capital paulista, como o Parque da Luz, o Trianon ou as Viradas Culturais. 

Os poemas são registrados em papel sulfite e copiados em papel carbono, por meio de antigas máquinas de escrever, acompanhadas de ilustrações do artista gaúcho Bruno de Amorim. Junto aos poemas, o livro apresenta a história por trás do encontro e detalha também o processo de criação.

Agora, com o apoio do Programa de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo (ProAc), uma seleção dos poemas escritos ao longo desses últimos anos compõe o livro A Poesia do Instante, que reúne 37 histórias transformadas em poemas.

O livro A Poesia do Instante foi tema de entrevista no programa Universo Literário, da Rádio UFMG Educativa, nesta quarta-feira, 10, com o escritor Fernando Rangel.

Ouça a conversa com Michelle Bruck

Produção: Laura Portugal e Marden Ferreira, sob orientação de Jaiane Souza e Hugo Rafael
Publicação: Alexandre Miranda