Em nova edição, Boletim destaca dissertação sobre etnografia da imagem

Em outra reportagem, pesquisadores da UFMG analisam viabilidade econômica e ambiental da pecuária intensiva no Brasil

Capa da edição 2086 (com foto de Edgar Kanaycõ)
Capa da edição 2086 (com foto de Edgar Kanaykõ) Reprodução

Uma reflexão sobre como fazer etnografia com a imagem é o eixo do trabalho de Edgar Kanaykõ, da etnia Xakriabá, primeiro indígena com mestrado pela UFMG na área de antropologia. Suas fotografias são instrumentos narrativos que buscam retratar um universo em que o sagrado e o segredo se misturam. A pesquisa e as imagens captadas pela lente de Kanaykõ são o tema da principal reportagem da edição 2.086 do Boletim UFMG, que já está no ar. Leia o conteúdo do número:

A refundação da universidade pública?
Artigo de Allan Claudius Queiroz Barbosa, professor da Faculdade de Ciências Econômicas (Face)

Produtividade no pasto
Reduzir o rebanho e aumentar a produção de carne bovina: em artigo, pesquisadores da UFMG abordam a viabilidade ambiental e econômica da pecuária intensiva no Brasil.

Olhar que atravessa a lente
Primeiro indígena mestre pela UFMG, Edgar Kanaykõ propõe reflexão sobre a relação da aldeia com a fotografia.

De cabelos brancos
Doutor pelo ICB participou de estudos que vinculam o estresse ao embranquecimento dos pelos; pesquisa em parceria com Harvard foi publicada na Nature.

Acontece
O campus Pampulha receberá, em julho, o 9º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (CBEU). As inscrições de trabalhos estão abertas até 15 de março.

Letramento na colônia
Livro da Editora UFMG aborda a educação na América portuguesa com foco na administração, nas instituições e na cultura escrita.