Pesquisa e Inovação

Em nova edição, periódico Pensar a Educação revê a história do currículo

Marcus Aurelio Taborda, professor do Departamento de Ciências Aplicadas da Educação
Marcus Aurelio Taborda, professor do Departamento de Ciências Aplicadas da Educação Lume - UFRGS

O periódico Pensar a Educação em Revista acaba de lançar seu novo número, que contém reflexões sobre as mudanças no cenário político brasileiro e as reformas curriculares propostas pelo governo para o ensino médio. Iniciativa de pesquisadores de diversas instituições, a revista traz também nesta edição uma revisão de literatura sobre a História do Currículo, revelando análises do tema por diferentes correntes teóricas.

O colaborador da publicação e professor do Departamento de Ciências Aplicadas da Educação da UFMG Marcus Aurelio Taborda é autor do artigo Os estudos históricos sobre o currículo e as disciplinas escolares: das preocupações com as práticas escolares para o mundo da pesquisa acadêmica. De acordo com o próprio Taborda, o texto “revisita marcos da produção no âmbito da história do currículo e das disciplinas escolares para, ao vermos atualizado o debate sobre definição curricular, pensarmos sobre essa delicada questão eminentemente política”.

Marcus Taborda selecionou outros nove textos, considerados pelo corpo editorial da revista referências fundamentais no debate sobre disciplinas e percursos escolares. Entre os colaboradores da edição estão Ivor Goodson, Michel Young, Michael Apple, Henri Giroux, André Chervel, Jean Hébrard e Anne-Marie Chartier.

Sobre a revista
Pensar a Educação em Revista é uma das ações do Projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil, surgido em 2007 na UFMG e hoje desenvolvido em rede por várias instituições brasileiras. A publicação, que circula desde 2015, divulga a produção acadêmica acerca das diversas dimensões do fenômeno educativo, com o objetivo de incentivar o avanço do conhecimento sobre esses temas.