Ensino

Em palestra na Fale, professor inglês analisa uso de tatuagens na Antiguidade

Na próxima segunda-feira, Martin Dinter, da King's College, vai mostrar como essa manifestação era associada à punição

Pele de múmia Cita (à esquerda) e desenho de múmia
Pele de múmia cita (à esquerda) e desenho de múmia The State Hermitage Museum / Simpson, S. J. and Pankova

Como as tatuagens eram percebidas e usadas, na Antiguidade, pelos citas, egípcios, gregos, romanos e cristãos? Na próxima segunda-feira, 19, o professor Martin Dinter, do Departamento de Clássicos da King’s College de Londres, vai abordar o assunto por meio de imagens e textos na palestra Visual rhetoric: ancient tattoos e demonstrar que, em muitos casos, a tatuagem era empregada como instrumento de punição. O evento tem início às 10h30, no Auditório 2001 da Fale.

A atividade, organizada pelo grupo de pesquisa interdisciplinar Retórica e Argumentação, formado por pesquisadores da Fale e da Fafich, integra as Jornadas de Retórica e Argumentação. Realizadas desde 2014, as Jornadas tem o objetivo de reunir mensalmente estudiosos da área, docentes e discentes, para divulgar as pesquisas desenvolvidas na UFMG e em outras instituições nacionais e internacionais nas diferentes áreas de conhecimento ligadas à retórica, como filosofia, direito, letras, história e comunicação, entre outras.

O grupo é coordenado pelas professoras Maria Cecília de Miranda Nogueira Coelho, da Fafich, presidente da Associação Latino-Americana de Retórica, e Helcira Maria Rodrigues de Lima, da Fale, que preside a Sociedade Brasileira de Retórica.

O evento é aberto à comunidade e dispensa inscrição prévia. Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail: retorarufmg@gmail.com.