Extensão

Em sua terceira edição, 'Democratizar' conta com mais recursos para apoiar propostas focadas nos direitos humanos

Bolsas concedidas pelo programa gerenciado pela Proex vão beneficiar estudantes em situação de vulnerabilidade

Oficina no ICA oferecida pelo PRO-ICA Programa de inclusão, convívio e acolhimento, uma das iniciativas contempladas em 2022 pelo democratizar
Oficina no campus Montes Claros oferecida pelo PRO-ICA – Programa de inclusão, convívio e acolhimento, uma das iniciativas contempladas em 2022 pelo 'Democratizar'Foto: Amanda Lelis | UFMG

A Pró-reitoria de Extensão (Proex) recebe, até 8 de maio, inscrições de propostas no âmbito do edital do Programa Democratizar

O objetivo é apoiar programas, projetos ou cursos de extensão que tenham os direitos humanos como eixo estruturante, por meio da concessão de bolsas. Parte dos recursos será destinada a atividades que contemplem as populações indígena e quilombola e brigadistas florestais voluntários.

As bolsas vão beneficiar estudantes de graduação da UFMG que são mães com filho em idade escolar, travestis e transexuais, pessoas com deficiência, indígenas e quilombolas ou estudantes que ingressaram pelo sistema de cotas e/ou assistidos pela Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump).

Critérios
Podem propor iniciativas servidores docentes e técnico-administrativos da UFMG. As inscrições serão efetuadas por meio do Sistema de Fomento. É necessário que a proposta esteja registrada e atualizada no Sistema Informação da Extensão (Siex).

O programa, projeto ou curso contemplado deverá ser desenvolvido por, no mínimo, dois terços de pessoas vinculadas à UFMG: docentes, servidores técnico-administrativos ou estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação ou de pós-graduação.

As bolsas, no valor de R$ 700 mensais, serão pagas de julho 2023 a junho de 2024.

Aporte
O Democratizar chega à sua terceira edição, registrando crescimento no aporte financeiro em relação às edições anteriores.

Do total de R$ 950 mil, R$ 800 mil serão destinados a fomentar atividades voltadas para os direitos humanos. Os outros R$ 150 mil financiarão propostas de atuação com população indígena, quilombola e brigadistas florestais voluntários.

A pró-reitora de Extensão, Claudia Mayorga, destaca que o crescimento no volume de recursos veio em bom momento. "A UFMG tem sido demandada, em todos os setores e áreas do conhecimento, a colaborar para o enfrentamento das violações dos direitos humanos na sociedade.”

As propostas serão avaliadas e julgadas pela Câmara de Extensão. O resultado preliminar será divulgado no dia 9 de junho, e o resultado final, em 26 de junho.

Outras informações estão disponíveis no site da Proex.