Arte e Cultura

Em vídeo, Espaço do Conhecimento apresenta trabalho produzido durante a pandemia

Atividades foram transpostas para o ambiente virtual e alcançaram públicos fora de Belo Horizonte

Produção do Núcleo de Audiovisual do Espaço do Conhecimento mostra trabalhos realizados remotamente
Produção do Núcleo de Audiovisual do Espaço do Conhecimento mostra trabalhos realizados remotamente Divulgação

O Espaço do Conhecimento UFMG exibe, em seu canal no YouTube, produção audiovisual que apresenta o trabalho desenvolvido virtualmente pela sua equipe durante os dois anos em que esteve fechado por conta da pandemia de covid-19. Ambiente de produção, formação e divulgação da ciência e da cultura para um público amplo e diverso em Belo Horizonte, o museu enfrentou muitos desafios nesse período.  A produção, que ficou a cargo do Núcleo de Audiovisual , recebeu o título Nunca Paramos!

O vídeo apresenta um resumo das atividades feitas desde março de 2020, quando as atividades presenciais foram interrompidas, em sua quase totalidade, e transpostas para o ambiente digital. Nesse período, as realizações do Espaço do Conhecimento UFMG alcançaram públicos fora de Belo Horizonte, onde está sediado. Entre as formas adotadas para manter a conexão com os visitantes e alcançar novos seguidores nesse período, estão a utilização da fachada digital para transmissão de mensagens de utilidade pública e de incentivo, a realização de oficinas e encontros virtuais, o lançamento de documentário sobre a mineração em Minas Gerais, gincanas e brincadeiras digitais, clube de leitura, sessões on-line de astronomia e a primeira exposição do museu realizada totalmente on-line. 

Números na pandemia
Em 2020 e 2021, o site institucional do Espaço do Conhecimento UFMG registrou 1.118.776 acessos. As redes sociais tiveram 3.031.426 visitas, o calendário astronômico on-line, 55.626, o espaço literário, 3.451, e a exposição Sertão mundo, 6.336. Também nesse período, o podcast Pílulas do conhecimento alcançou 106.966 reproduções, e o canal do museu no YouTube chegou a 115, 7 mil visualizações.

Integrante do Circuito Liberdade, em Belo Horizonte, o Espaço do Conhecimento é resultado de parceria entre a UFMG, por meio da Diretoria de Ação Cultural (DAC), e o governo de Minas Gerais. O endereço é Praça da Liberdade, 700.

Com Setor de Comunicação Institucional do Espaço do Conhecimento UFMG