Encontro na UFMG lança bases para o fortalecimento dos brigadistas voluntários

Evento, que reuniu agentes de todo o país, compartilhou experiência em comunidade indígena e atuação das mulheres

Brigadistas de todo o país participaram do encontro
Brigadistas de todo o país participaram do encontro Foto: Assessoria de Comunicação da Proex/UFMG

A UFMG sediou, pela primeira vez, o Encontro nacional de brigadistas florestais voluntários. O evento, ocorrido de 3 a 5 de novembro, no campus Pampulha, representou um marco histórico para a categoria.

O encontro mobilizou brigadas de diversas regiões do país, representantes de órgãos públicos, gestores, pesquisadores e profissionais para construir uma agenda conjunta em apoio a agentes que atuam, de forma voluntária, na prevenção e no combate aos incêndios nas florestas do país.

A programação teve palestras, debates, trocas de experiências e atrações culturais. Diversos assuntos foram discutidos, como manejo do fogo, visibilidade dos trabalhos desenvolvidos, gestão, fomento ao voluntariado, legislação, regulamentação profissional, melhoria das condições de trabalho, políticas públicas ambientais, desafios conjuntos e atuação em rede.

Visibilidade e reconhecimento
Os participantes ressaltaram que o encontro foi fundamental para a valorização e o reconhecimento das brigadas. “Lutamos por mais apoio e reconhecimento. Precisamos mostrar à sociedade, aos formadores de opinião e aos nossos representantes a importância dos brigadistas voluntários e voluntárias”, afirmou o diretor da Rede Nacional de Brigadas Voluntárias (RNBV), Rafael Gava.

O brigadista Pedro Paulo Xerente compartilhou sua experiência na terra do povo indígena Xerente, em Tocantins, onde desenvolve atividades de prevenção e combate aos incêndios florestais utilizando conhecimentos técnicos e tradicionais.

Atuante entre os Xerente já há algum tempo, Pedro fundou, em agosto de 2021, a brigada da comunidade. “Como temos uma atuação local, esse evento é essencial para mostrar nosso trabalho em âmbito nacional, continuar com nossos projetos, articular ações e conhecer as experiências pioneiras de outras brigadas”, afirmou.

Maíz:
Maíz atua na prevenção de incêndios no Parque Estadual Serra do Rola MoçaFoto: Assessoria de Comunicação da Proex/UFMG

A presença da mulher nas brigadas foi também debatida. A representante do grupo de mulheres da RNBV, Maíz d’Assumpção, que integra a brigada 1 no Parque Estadual Serra do Rola Moça, contou que esse grupo “é formado por 54 mulheres que atuam no combate e prevenção e têm participação destacada em organizações pelo país”.

Viola e brigada
O violeiro, cantador e compositor Chico Lobo se apresentou na noite de sexta-feira, dia 4. O show fez um passeio pelos seus 40 anos de carreira e por músicas inspiradas no diálogo da viola com a ecologia e o meio ambiente. Entusiasta do trabalho dos brigadistas, o artista manifestou seu apoio à categoria. “Contem comigo para formar uma rede de artistas em favor dos brigadistas voluntários. Quero ser porta-voz de vocês”, disse o violeiro.

Chico, que fez show na sexta-feira, é um entusiasta do trabalho dos brigadistas
Chico Lobo, que fez show na sexta-feira, é entusiasta do trabalho dos brigadistas Foto: Assessoria de Comunicação da Proex/UFMG

Sobre o encontro
O 1° Encontro nacional de brigadistas florestais voluntários, realizado no do CAD2, campus Pampulha, foi organizado pela Pró-reitoria de Extensão (Proex), pela Estação Ecológica e pela Rede Nacional de Brigadas Voluntárias (RNBV).

A iniciativa teve apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Instituto Estadual de Florestas de Minas Gerais (IEF/MG), da Brigada 1 e Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica de Belo Horizonte, Fundep, Apub-BH, Sindifes e Fump.

As atividades foram gravadas em vídeos que podem ser assistidos no canal da Proex no YouTube.

Assessoria de Comunicação da Proex