Ensino inclusivo é discutido em publicação de projeto da FaE
Novo número da Revista Brasileira de Educação Básica tem relatos, entrevista, artigos e vídeo
A Revista Brasileira de Educação Básica chega ao seu sexto número apresentando artigos, relatos e outros textos de interesse dos professores, pesquisadores e outros atores da educação. Nesta edição, o periódico eletrônico privilegia a inclusão educacional.
O assunto é abordado no vídeo Educação e inclusão, com depoimentos de professores da rede de ensino de Contagem. A perspectiva da inclusão também está presente na entrevista com o professor de Química Vinícius Catão, da Universidade Federal de Viçosa, que trata da relação entre escola pública e universidade.
O número seis da revista, que é publicada pelo Projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil, da Faculdade de Educação da UFMG, conta com 10 artigos e relatos. A temática da igualdade é desenvolvida nos artigos Territorialidades dos alunos migrantes na escola, de autoria da professora Liliane Tosta Costa; e Diversidade sexual, gênero e inclusão escolar, da professora Beatriz Rodrigues. A revista apresenta, ainda, o artigo A implantação das orientações curriculares na rede municipal de São Paulo: entre seus limites e possibilidades, escrito pela professora Isabela Bilecki Cunha.
Alguns relatos de experiência de professores de diferentes regiões brasileiras também estão contemplados na edição: Experimentar para demonstrar: o caso do Teorema de Tales, de Denise Paiva, Keityelle Carvalho e Viviane Almada; Avaliação das tecnologias na docência sergipana, de Caio Alcântara e Ronaldo Linhares; Ferramenta de tecnologia da informação como instrumento de alfabetização, de Eliana Silva, Edna Silva, Rita Stano e Ramiro Camacho; Ensino coletivo de flauta doce na educação básica, de Thelma Taets, Gunnar Taets e Maria Lins; O que é a natureza? de Caroindes Gomes e Renan Bertolin; O Saef como instrumento de avaliação educacional, de Afonso Lopes, Lídia Vieira e Jeannette Ramos e, finalmente, Pibid: a educação financeira no cotidiano escolar, de Daniela Barbosa e Margarete Siqueira.
Acesse o conteúdo no site da revista. Confira também o vídeo sobre educação inclusiva produzido com professores de Contagem: