Pesquisa e Inovação

Equipe da UFMG é finalista de liga internacional de drones autônomos

Operação desses equipamentos é feita sem pilotos, apenas pelo processamento em seu computador interno

Protótipo desenvolvido na UFMG:
Protótipo de drone desenvolvido na UFMG com base em inteligência artificialRaphaella Dias / UFMG

A XQuad, equipe de professores e pós-graduandos da UFMG, foi uma das nove – e única na América Latina – a se classificar para a segunda etapa da Artificial Intelligence Robotic Racing (AIRR), competição de drones autônomos que reuniu, na primeira fase, times de 400 universidades em todo o mundo. A disputa se dá pela operação desses equipamentos apenas pelo processamento em seu computador interno, sem pilotos.

A competição desafia equipes de cientistas a produzir protótipos, com base em inteligência artificial, para uma corrida de drones não tripulados. Os equipamentos devem cumprir trajeto pré-definido sem a interação de humanos, ou seja, a definição da trajetória e o desvio de possíveis obstáculos são feitos pelo próprio dispositivo.

Criada neste ano, a AIRR integra o circuito da Drone Racing League (DRL), liga profissional internacional de corrida de drones, na qual pilotos manipulam esses equipamentos em circuito fechado. A AIRR é uma ramificação dessa competição, porém na nova modalidade de protótipos não tripulados. As fases da DRL são transmitidas ao vivo para mais de 40 países por diferentes canais de televisão. As primeiras etapas da corrida dos modelos autônomos ocorrem virtualmente. 

O assunto foi tema da reportagem de capa da edição 2.064 do Boletim UFMG, que circula nesta semana. A TV UFMG também produziu um vídeo sobre o trabalho da equipe.