Saúde

Escola de Enfermagem da UFMG oferece curso sobre cuidados com recém-nascidos

O CUIDAR tem objetivo de capacitar para atendimento seguro e individualizado aos bebês logo após o parto

Alguns cuidados imediatos são essenciais à sobrevida dos recém-nascidos. Pensando na capacitação de enfermeiros para uma atuação especializada e atenta após o parto, professores da Escola de Enfermagem da UFMG, no dia 31 de agosto, ministrarão o curso CUIDAR – Cuidados Imediatos ao Recém-nascido. O curso é promovido pela Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras - Minas Gerais (ABENFO-MG) e ocorrerá no Anfiteatro Laís Netto da Escola de Enfermagem da Universidade, das 8h às 18h. 

Segundo a professora Elysângela Dittz, uma das ministrantes do curso, os cuidados perpassam o controle da temperatura, o primeiro contato pele a pele, a primeira amamentação, o corte do cordão umbilical e até a reanimação neonatal, em casos mais graves. ‘‘Esses cuidados podem repercutir, inclusive, na vida adulta da criança, e se estendem, também, aos cuidados com a mãe’’, afirma. A professora Juliana Marcatto reforça que, ‘‘além das questões técnicas, será abordado o atendimento humanizado não só ao recém-nascido, mas também à família’’. 

As inscrições tem o valor de R$ 320 para sócios da ABENFO-MG e R$ 500 para não sócios. Mais informações podem ser encontradas no site do evento.

Entrevistados: Elysângela Dittz, prof. Escola de Enfermagem – UFMG; Juliana Marcatto, prof. Escola de Enfermagem – UFMG

Equipe: Leonardo Milagres (produção e reportagem), Marden Ferreira e Renato Temponi (produção), Ângelo Araújo (imagens), Marcelo Duarte (edição de imagens), Jessika Viveiros (edição de conteúdo).