Notícias Externas

Escritor brasileiro seleciona 10 obras que representam literatura do século 19

No programa Universo Literário, escritor M. R. Terci falou sobre as características dessa literatura

Moby Dick, Guerra e Paz, As Farpas, O Retrato de Dorian Gray, Um Estudo em Vermelho, O Conde de Monte Cristo, Frankestein, Oliver Twist. Essas são algumas das obras que foram publicadas durante o século 19, e que ganharam grande notoriedade por seu diálogo com a realidade da época.

Muitos dos escritores do século 19 ficaram conhecidos por apresentar discussões relacionadas ao contexto social, político e econômico de suas nações naquele período. Suas criações literárias espelhavam as injustiças, as desigualdades e a violência da sociedade, refletindo o pensamento de seu tempo.

Pensando na relevância dessas obras para a literatura mundial, e em sua capacidade em dialogar com os desafios da sociedade, o escritor, roteirista e poeta M. R. Terci selecionou 10 obras que traduzem da melhor forma a realidade vivida pelos contemporâneos de escritores como Herman Melville, Liev Tolstói, Eça de Queirós, Oscar Wilde, Arthur Conan Doyle, Alexandre Dumas, Mary Shelley e Charles Dickens.

No programa Universo Literário desta terça-feira, 22, o escritor M. R. Terci falou sobre a lista feita por ele e sobre características da literatura do século 19.

Ouça a conversa com Michelle Bruck

O trabalho do escritor M. R. Terci pode ser acompanhado em seu site pessoal.

Produção de Maitê Louzada, sob orientação de Hugo Rafael e Luíza Glória