Sábado, às 9h: Escola de Enfermagem promove feira da saúde no Parque Municipal

No próximo sábado, 6 de julho de 2024, das 9h às 13h, a população de Belo Horizonte terá acesso gratuito à Feira da Saúde, no Parque Municipal (Av. Afonso Pena, 1377 – Centro). O evento é uma atividade de extensão da Escola de Enfermagem que busca promover a aproximação dos estudantes e professores com a comunidade, por meio de diversas ações de cuidados com a saúde.

As pessoas que passarem pelo local poderão participar de rodas de conversa e compartilhamento de saberes sobre a importância da vacinação, envelhecimento saudável, alimentação adequada e prevenção da obesidade, saúde da mulher e do homem, interação medicamentosa, cuidados em dores crônicas, prevenção e controle da hipertensão arterial e da diabetes, saúde bucal e informações sobre o funcionamento das células e câncer.

O público também será orientado sobre a promoção da leitura como instrumento de saúde e sobre como aproveitar os serviços oferecidos pela Rede de Atenção à Saúde do SUS.

A vice-diretora da Escola de Enfermagem da UFMG, professora Simone Cardoso Lisboa Pereira, que faz parte da organização do evento, destaca a importância dessa atividade de extensão, indissociável do ensino e da pesquisa, para a formação dos estudantes. “A atividade, sob a supervisão dos professores, proporciona a construção de conhecimentos, o desenvolvimento de habilidades e atitudes e a capacidade para aplicá-los e mobilizá-los em situações reais de atuação do profissional da saúde”.

Serão ofertadas as seguintes ações de extensão: Tenda da Saúde, Conversa-ação com mulheres e seus acompanhantes, Observatório de Pesquisa e Estudos em Vacinação da Escola de Enfermagem (OPESV-EEUFMG), Me conta dessa comida, Compartilhando saberes em dor, DNA em foco: do câncer à biópsia líquida, Apoio gerencial em saúde a municípios de Minas Gerais.

Descrição Imagem
Estudantes da Escola de Enfermagem na Tenda da saúde, durante edição do 'Domingo no campus' Foto: Júlia Ramos | Proex | UFMG

4 a 6 de julho de 2024

Parque Municipal de Belo Horizonte