Institucional

Campanha publicitária da UFMG homenageia Montes Claros em seu aniversário de 167 anos

Outdoors exaltam presença da instituição no município que data de 1968

Outdoor instalado em avenida de Montes Claros:
Outdoor instalado em avenida de Montes Claros: relação de pertencimentoFoto: arquivo Cedecom UFMG

Outdoors instalados em três das vias mais movimentadas de Montes Claros, que faz aniversário nesta quarta-feira, dia 3, saúdam os 167 anos de fundação do município e reforçam a presença da UFMG no Norte de Minas. As peças, que integram campanha publicitária elaborada pelo Centro de Comunicação (Cedecom) da Universidade, destacam a liderança do município na região, enfatizam o orgulho da UFMG em contribuir com o desenvolvimento da cidade e a qualidade e gratuidade do ensino público oferecido no campus do Instituto de Ciências Agrárias (ICA).

As peças podem ser vistas até 14 de julho nas avenidas João XXIII, no bairro Edgar Pereira, Geraldo Athayde, no Alto São João, e Francisco Gaetani, em Major Prates. A campanha também foi desdobrada para redes sociais com a mesma identidade visual dos outdoors. Nas duas mídias, a UFMG explicita sua relação de pertencimento à cidade. “A presença em Montes Claros marca a interiorização do projeto acadêmico da UFMG, que está profundamente atrelado ao processo histórico da formação econômica e social da cidade”, justifica o diretor do campus Montes Claros, professor Hélder dos Anjos Augusto.

“Com essa campanha, a UFMG evidencia sua inserção em Montes Claros e o seu compromisso com o desenvolvimento socioeconômico do Norte de Minas. Montes Claros acaba de completar 167 anos de fundação, dos quais 56 anos com a presença da UFMG. São duas histórias que se confundem e se completam”, afirma a reitora Sandra Regina Goulart Almeida, que ressalta a expressiva expansão pela qual passou o ICA nas últimas duas décadas. “Foi a unidade da UFMG que mais cresceu no período. Criamos novos cursos de graduação, desenvolvemos a pós-graduação, incrementamos nossa pesquisa em sintonia com a realidade do semiárido e construímos uma das mais potentes estruturas de extensão da Universidade".

De colégio agrícola a centro de ponta do semiárido
Sexto maior município de Minas Gerais, com população estimada em  414 mil habitantes (2022), Montes Claros é o grande polo de desenvolvimento industrial e educacional no Norte de Minas. Um terço dessa trajetória de 167 anos é compartilhado pela UFMG, presente na cidade desde 1968, quando incorporou o Colégio Agrícola “Antônio Versiani Athayde”, criado quatro anos antes pelo governo federal para oferecer formação profissional de segundo grau aos trabalhadores da agricultura.

O campus Montes Claros mantém cursos de graduação em Administração, Agronomia, Engenharia de Alimentos, Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia Florestal e Zootecnia. Juntos, os cursos somam 242 vagas anuais. O campus da UFMG no Norte de Minas também oferece mestrado em Produção Animal, em Produção Vegetal, em Sociedade, Ambiente e Território (em parceria com a Unimontes) e em Alimentos e Saúde. A instituição mantém ainda especialização em Recursos Hídricos e Ambientais e Doutorado em Produção Vegetal.

Mais de 1,3 mil alunos estão matriculados nos cursos de graduação e pós-graduação da UFMG em Montes Claros.

Montes Claros, 167 anos