Arte e Cultura

Cosmogonia hindu e filme sobre acessibilidade são atrações no Espaço do Conhecimento

Sessão de histórias e exibição do documentário estão programadas para o fim de semana

Ganesha
Sessão vai mostrar como tradições étnicas deram origem ao hinduísmo
Divulgação / Espaço do Conhecimento

Neste fim de semana, o Espaço do Conhecimento promoverá uma viagem pela cultura hindu em sessão de histórias sobre a terceira maior religião do mundo e exibirá documentário sobre os problemas de acessibilidade que pessoas com deficiência enfrentam diariamente. As duas atividades têm indicação livre e participação gratuita, sendo necessário retirar senha na recepção do Espaço.

O hinduísmo conta com cerca de 900 milhões de adeptos, em sua maioria na Índia. Mesmo com tanto seguidores, os ocidentais sabem pouco sobre a crença, também popular em países como Nepal, Bangladesh e Paquistão. Na tarde deste sábado, 24, os visitantes conhecerão mais desse universo na atividade Cosmogonia hindu e outras histórias.

A religião hindu se sustenta no Dharma, a lei natural que justifica aspectos cruciais da vida dos indivíduos, como o fato de se nascer no contexto de uma posição social específica. A contação de histórias mostrará como a união de tradições étnicas deu origem a uma religião que propõe uma leitura peculiar do sentido do mundo e surgimento do mundo e do ser humano.

Caminhada até o bandejão
Um trajeto que muitas pessoas fazem diariamente até o bandejão da UFMG, no campus Pampulha, parece simples, mas esconde muitos problemas de acesso. Pessoas com deficiência sofrem com a falta de rampas e elevadores em alguns. Para refletir sobre como melhorar o atendimento a essas pessoas, o Espaço exibe no domingo, 25, às 14h30, o documentário A caminhada (2015). A exibição contará com a participação do diretor da obra, Luiz Carlos Amaral, que baterá um papo com os visitantes após a sessão.

Formado em Cinema de Animação e Artes Digitais, Amaral conta, por meio do filme, a história de Ivo, amigo cadeirante que não conseguia chegar ao bandejão sem ajuda. O acesso ao restaurante só era possível por meio de uma escada. Ivo tinha uma doença degenerativa e residia na moradia universitária. Ao acompanhar um dia do amigo, Luiz conseguiu mostrar a dificuldade de muitos que sofrem com a falta de acessibilidade.

Mais informações sobre a programação do museu estão disponíveis no site do Espaço e no Facebook. O Espaço do Conhecimento fica na Praça da Liberdade, 700.