Arte e Cultura

Espaço do Conhecimento em março: visitas mediadas, astronomia e criação de histórias

Programação tem opções gratuitas de lazer para todos os públicos

De 11 a 19 de março, a programação do Espaço do Conhecimento integrará o 18º Festival de Verão UFMG, organizado pela Pró-reitoria de Cultura (Procult). 

Ao longo do mês, o museu realizará oficinas de astronomia, sessões de Planetário, atividades acessíveis na Língua Brasileira de Sinais e novo encontro do projeto Educação na Praça, com o tema Museus e escolas. Os ingressos serão emitidos duas horas antes da atividade.

De 29 a 31 de março, o museu estará fechado devido ao recesso de Páscoa. As atividades serão retomadas no dia 2 de abril.

Programação

Exposição MetropoliTRAMAS 
Visita acessível em Libras: 2/3 (sábado), às 14h
Visitas em português: 9/3 (sábado) e 24/3 (domingo), às 15h
Descrição: O que é uma Região Metropolitana? Quais as tensões e desafios enfrentados pelas pessoas que residem nessas regiões? Quais as possibilidades, os encontros, os prazeres e os conhecimentos presentes no conjunto de lugares que formam a Região Metropolitana de Belo Horizonte? Essas e outras questões serão abordadas na visita mediada à exposição MetropoliTRAMAS, com a equipe de mediadores do museu. Durante a atividade, o público é convidado a refletir sobre a ocupação dos espaços da cidade e as alternativas para uma região metropolitana mais acessível, democrática e inclusiva.
Público: A partir de cinco anos
Duração aproximada: 1 hora
Vagas: até 20 participantes

Oficina Histórias da África de A a Z
Quando: 3/3 (domingo), às 15h
Descrição: Contação de histórias de países do continente africano, em especial das culturas Akan, Banto, Iorubá e Zulu. A atividade tem o objetivo de promover o encontro com diferentes culturas. A contação de histórias também busca contribuir para a reflexão sobre as diferenças culturais dentro do continente, desmitificando a ideia de uma África única e homogênea
Público: Todos
Duração aproximada: 1 hora
Vagas: até 20 participantes
 
Espaço aberto a educadores
Quando: 6/3 (quarta-feira), às 14h, e 9/3 (sábado), às 10h
Descrição: A atividade tem o objetivo de ampliar o diálogo do museu com as escolas e contribuir para a difusão de saberes e a democratização do acesso à cultura.
Público: Docentes, estudantes de licenciatura, educadores museais e demais públicos.
Duração aproximada: 2 horas
Vagas: até 30 participantes
Os interessados devem se inscrever via formulário

Espaço aberto
Atividade é voltada para docentes e estudantes de licenciatura
Foto: Fernando Silva

Oficina Um dia de astronauta
Quando: 10/3 (domingo), às 15h
Descrição: A oficina visa explorar o sonho de criança em se tornar um astronauta, abordando o treinamento e o cotidiano durante as missões espaciais, além de ilustrar as dificuldades enfrentadas pelos astronautas ao realizar tarefas simples no espaço.
Público: A partir de 6 anos
Duração aproximada: 1 hora
Vagas: Até 15 participantes

Sábado com Libras: Oficina de criação de histórias 
Quando: 16/3 (sábado), às 14h
Descrição: criar e contar uma boa história demanda uma série de habilidades. Durante a oficina do projeto Sábado com Libras, os visitantes do Espaço do Conhecimento UFMG, em conjunto com a atriz e intérprete de Libras Dinalva Andrade, vão saber mais sobre as estratégias e técnicas que envolvem o processo de criação de histórias. Por meio de jogos teatrais e da Língua Brasileira de Sinais, a oficina auxiliará os participantes a criar e compartilhar suas próprias narrativas. A atividade, que integra a programação do Festival de Verão UFMG, é voltada para a comunidade surda, estudantes de Libras e demais interessados.
Público: Pessoas da comunidade surda e demais públicos
Duração aproximada: 1 hora
Vagas: Até 20 participantes

Oficina Desvendando as constelações Guarani
Quando: 17/3 (domingo), às 15h
Descrição: A atividade realizará uma contação de histórias sobre as constelações do povo Guarani. Serão abordados os nomes das constelações, o significado de suas representações para esses povos e a relação do céu com o seu cotidiano.
Público: Todos
Duração aproximada: 1 hora
Vagas: até 15 participantes

Educação na Praça: Museus e escolas – Confluências
Quando: 23/3 (sábado), às 14h
Descrição: no mês de retomada do agendamento de visitas em grupo ao museu, o Núcleo de Ações Educativas e Acessibilidade realiza um encontro do Educação na Praça sobre museus e escolas. A atividade visa discutir a relação de proximidade e as convergências que perpassam alguns objetivos dessas instituições, além de apontar possibilidades intrínsecas no espaço museal para a formação inicial e continuada de professores.
Duração aproximada: 1 hora
Vagas: até 40 participantes
Público: Docentes, estudantes de licenciatura, educadores museais e demais públicos.
A atividade será acessível na Língua Brasileira de Sinais (Libras), com emissão de certificado para os participantes. Os interessados devem se inscrever via formulário. 

S
Participantes poderão compreender os planetas em escalas de distância e tamanho do Sistema Solar Foto: Ana Carolyna Gonçalves

Oficina Sistema Solar na RMBH
Quando: 23/3 (sábado), às 15h
Descrição: os participantes poderão compreender os planetas em escalas de distância e tamanho do Sistema Solar. Por meio de uma técnica de comparação, serão explorados pontos de referência e cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte, tornando o aprendizado acessível e lúdico.
Público: A partir de 7 anos
Duração aproximada: 1 hora
Vagas: até 15 participantes

Sessões de Planetário
Em uma experiência imersiva no Planetário do museu, os visitantes poderão conhecer melhor o mundo da astronomia. A programação pode ser acessada pelo site, e os ingressos devem ser adquiridos na recepção no mesmo dia da atividade, com pagamento exclusivamente no cartão de débito. Essa é a única atração paga do museu, com entradas no valor de R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia entrada).

SA
Sessões no Planetário oferecem experiência imersiva no mundo da astronomia Foto: Daniel Mansur

Assessoria de Comunicação do Espaço do Conhecimento UFMG