Notícias Externas

Espaço do Conhecimento vai abrigar mostras de produtos da agroecologia

Produtores e empreendedores que atuam na RMBH e no seu entorno podem se inscrever até 8 de abril

A mostra tem o objetivo de difundir produtores da agroecologia e economia popular para a sociedade
A mostra tem o objetivo de difundir produtores da agroecologia e economia popular para a sociedade Foto: Júlia Lobato

Ao longo deste ano, o Espaço do Conhecimento UFMG sediará as mostras de produtos da agroecologia e economia popular e solidária da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Empreendimentos interessados, com sede ou local de produção na capita, Região Metropolitana e no Colar Metropolitano, poderão se inscrever até segunda-feira, 8 de abril, por meio de formulário on-line.

A primeira mostra ocorrerá em 20 de abril, sábado, das 14h às 19h; ás 16h, haverá oficina especial sobre plantio de mudas. As atividades serão realizadas a cada dois meses, a partir de abril, totalizando cinco eventos neste ano. 

Os critérios de seleção e classificação estão descritos na chamada, juntamente com as instruções para participação. Serão designados até 15 empreendimentos para integrar cada uma das cinco feiras. Também será definida uma lista de espera. 

O resultado será publicado no site do Espaço do Conhecimento UFMG a partir de 10 de abril. A organização das mostras entrará em contato com os empreendimentos selecionados, por e-mail e/ou whatsapp, em até sete dias úteis após a divulgação do resultado.  

Respeito do plantio à colheita 
A iniciativa é realizada em parceria com o Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Economia Popular e Solidária (Colmeia), da Faculdade de Ciências Econômicas (Face) da UFMG, e com o Grupo de Estudos em Agricultura Urbana (Auê!), do Instituto de Geociências (IGC) da Universidade.  

O objetivo é dar visibilidade a produtores da agroecologia e economia popular e solidária da RMBH, aproximando-os da comunidade universitária e do público interessado em seus produtos. Essas organizações propõem modos solidários e sustentáveis de produzir e consumir. Por isso, defendem formas de convívio e de respeito ao território pautadas na proximidade entre produtores e consumidores e em relações de trabalho inclusivas e não exploratórias. 

Assessoria de Comunicação do Espaço do Conhecimento UFMG