Arte e Cultura

Espaços da UFMG participam da Primavera dos Museus

Programação começa nesta segunda, dia 23

x
Fachada do Espaço do Conhecimento, que aderiu à programação da Primavera dos Museus
Lucas Braga / UFMG

A Primavera dos Museus chega à sua 13ª edição com o lema Museus por dentro, por dentro dos museus. Coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a campanha congrega espaços de todo o Brasil ao longo desta semana (23 a 29 de setembro). Algumas unidades da Rede de Museus da UFMG aderiram à Primavera.

O Acervo de Escritores Mineiros, no prédio da Biblioteca Universitária, receberá aula aberta sobre preservação e gestão de acervos em papel na próxima sexta-feira, 27, às 14h. O Centro de Comunicação e Memória da Faculdade de Educação (FaE), no campus Pampulha, por sua vez, promoverá visitas mediadas de hoje, 23, até domingo, 29, das 14 às 16h.

O Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer tem como atração a exposição Memórias de si, memórias da educação física: o arquivo pessoal da professora Eustáquia Salvadora de Sousa", que pode ser visitada até o dia 30, das 8h às 16h, no prédio da Unidade. Eustáquia Salvadora foi agraciada recentemente com o título de professora emérita da UFMG.

A programação do Espaço do Conhecimento UFMG organizada para a Primavera de Museus vai até domingo, 29, com exibição de filme, recreação no tapete astronômico do museu e observação do sol realizada com telescópio solar. Visitas mediadas e uma ação educativa são outras atrações. O Espaço do Conhecimento está localizado na Praça da Liberdade, 700.

Uma ação educativa está programada de terça, 24, até 27, no Museu de Ciências Morfológicas, no ICB, onde os visitantes poderão conhecer a história e o processo de conservação do local e sua preparação para projetos variados.

Ação propõe fortalecer a relação entre público e museus
Ação propõe fortalecer a relação entre público e museus Divulgação / Ibram

A oficina Plantar e uma sessão de contação de histórias infantis são algumas das atrações previstas na programação do Museu de História Natural e Jardim Botânico no sábado (28) e no domingo (29).

Itinerância
O Museu Itinerante Ponto UFMG também está preparado para receber os visitantes. Com nova plotagem, a carreta passou por uma reestruturação interna que redimensionou os ambientes de suas salas, trazendo novidades para o público. O museu móvel ficará estacionado no Centro Pedagógico, no campus Pampulha, de terça (24) até quinta (26), das 9h às 16h.

Em Tiradentes, o Campus Cultural da UFMG também preparou uma programação especial. De terça, 24, até sexta, 27, oficinas e rodas de conversa serão realizadas no Museu Casa Padre Toledo e no Quatro Cantos Espaço Cultural.

Mais informações sobre a participação dos espaços de cultura da UFMG na Primavera de Museus estão disponíveis na página da Rede de Museus.

Daniel Silveira