Especialistas da área do trabalho vão discutir causas e desdobramentos da tragédia de Mariana
Nesta segunda-feira, 27, às 8h, a Faculdade de Medicina vai sediar o simpósio Desastre de trabalho da Samarco na Bacia do Rio Doce: atualizando questões.
Aberto ao público, o evento encerra inscrições às 18h desta sexta-feira, 24, ou até que as cem vagas sejam preenchidas. Os presentes receberão certificado de participação. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pela internet.
Realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte em parceria com a Faculdade de Medicina, por meio do Observatório em Saúde do Trabalhador (Osat), o evento tem o objetivo de discutir e atualizar as questões relativas ao rompimento de barragem localizada no distrito de Bento Rodrigues de propriedade da Samarco Mineração, empresa controlada pela Vale, uma das maiores mineradoras do mundo, e pela BHP Billiton, multinacional anglo-australiana com atuação nos segmentos de petróleo e mineração.
Participam das mesas representantes de entidades e órgãos públicos, como Ministério Público Federal e Ministério do Trabalho e Previdência Social. Os expositores apresentarão análises do acontecimento, com perspectivas transdisciplinares. Em seguida, haverá debate com o público.
O simpósio será realizado na sala 22, no andar térreo da Faculdade, que se localiza à Av. Alfredo Balena, 190, Centro. A programação completa pode ser conferida aqui.