Institucional

Especialização em geoprocessamento de solos tem seleção aberta para coordenador

Vagas devem ser disputadas por docentes do Departamento de Geografia da UFMG

bfd
Formação tem o objetivo de preparar agentes públicos e profissionais para identificar e reconhecer solos e para elaborar e interpretar mapas pedológicos para fins agrícolas e ambientais Imagem: Matheus Espíndola (via Dall-E)

A especialização em Geoprocessamento, Levantamento e Interpretação de Solos, curso que será ofertado pelo programa de Pós-graduação em Geografia da UFMG, em parceria com o Caed, recebe inscrições, até as 17h do dia 24 de maio, para a seleção de coordenador, com jornada de 20 horas semanais. Veja o edital.

Os candidatos devem ser docentes efetivos do Departamento, com graduação em um dos cursos de Agronomia, Engenharia Florestal, Engenharia Cartográfica e Agrimensura, Engenharia Ambiental, Engenharia Agrícola, Zootecnia, Geologia, Engenharia Geológica, Geografia ou de áreas afins.

O selecionado será remunerado por meio de bolsa da UAB/Capes, no valor de R$ 2 mil, e poderá ser classificado como Coordenador I, função que exige, ainda, ao menos três anos de experiência no magistério superior. No caso da função de Coordenador II, cuja bolsa é de R$ 1.550, o candidato deve ter mestrado em uma das seguintes áreas: Agronomia, Engenharia Florestal, Engenharia Cartográfica e Agrimensura, Engenharia Ambiental, Engenharia Agrícola, Zootecnia, Geologia, Engenharia Geológica, Geografia ou afins, além de um ano de experiência.

A seleção consistirá em análise de currículo, dos documentos e da carta de intenções.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail unisolos@gmail.com.

Elaboração e interpretação de mapas
Curso com oferta inédita no país, a especialização em Geoprocessamento, Levantamento e Interpretação de Solos forma agentes públicos e profissionais aptos a identificar e reconhecer solos, a elaborar e interpretar mapas pedológicos para fins agrícolas e ambientais.

Os egressos deverão atuar, principalmente, no Programa Nacional de Levantamento de Interpretação de Solos do Brasil (PronaSolos), que tem a finalidade de mapear e levantar informações sobre os solos brasileiros, amenizando a carência de dados sobre o tema. De acordo com a Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, menos de 5% do território nacional é objeto de mapas com escalas detalhadas.

A formação, fomentada pelo Sistema UAB, é gratuita, semipresencial e coordenada pela UFMG, com apoio da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

A seleção para a primeira turma ocorrerá ainda no primeiro semestre de 2023. O edital para a admissão de alunos e mais informações sobre o curso estão disponíveis na página do Caed

Com Assessoria de Comunicação do Caed