Arte e Cultura

Teatro Universitário recebe calouros com espetáculo sobre infância e gênero

"O quarto de Romeo", dirigido pelo professor Rogério Lopes, questiona padrões preestabelecidos para meninos e meninas

O ator em apresentação em meados de 2017
O ator Hudson Muniz em apresentação no ano passadoAriana Moraes

Questionar as normas atribuídas aos papéis de gênero desde a infância. Essa é a proposta do espetáculo O quarto de Romeo, que tem direção do professor Rogério Lopes e atuação solo de Hudson Muniz, ator formado pelo Teatro Universitário da UFMG.

A apresentação será realizada nesta segunda-feira, 19, às 21h, na sala Paula Lima do prédio do TU. Esta é a primeira de uma série de espetáculos programados para esta semana, quando alunos veteranos apresentam as criações cênicas produzidas no ano anterior para os alunos ingressantes.

No espetáculo O quarto de Romeo, memórias de infância são revividas e contadas em cena, em um jogo em que se cruzam histórias do ator com trajetórias de outras pessoas, coletadas no processo de criação do trabalho. Discriminação, relatos sobre bullying em instituições centrais na vida das crianças, como a escola, e o próprio círculo familiar são pontos destacados na obra.

“Azul para os meninos, rosa para as meninas”. “Por que os meninos não podem se vestir como as meninas e vice-versa?”. “Como se sente a criança que não se encaixa nesses padrões?”. “Por que tem de ser desse jeito?”. Questões como essas permeiam o espetáculo.

O nome 'Romeo' faz alusão ao caso do britânico Romeo Clarke, que ganhou notoriedade em 2014. Na época, o garoto, que tinha cinco anos, foi afastado das atividades extraescolares por frequentá-las usando vestidos de princesa.

Peça questiona papéis atribuídos aos gêneros masculino e feminino
Peça questiona papéis atribuídos aos gêneros masculino e feminino Ariana Moraes

Rogério Lopes é professor do TU da UFMG, e o ator Hudson Muniz estuda atualmente na Universidad Nacional De Las Artes em Buenos Aires. O tema foi pesquisado em ambos os países e incorpora elementos dos idiomas castelhano e português, além de ícones da infância dos anos 90.

O quarto de Romeo estreou em julho passado, na Funarte. Rafaela Kênia e Hudson Muniz assinam a dramaturgia. A direção de movimento ficou a cargo de Victor Pedrosa, e o figurino é de Mariana Soares. A maquiagem é de Davi Ávebra, e a iluminação, de Istéfani Pontes.

O Teatro Universitário da UFMG fica no campus Pampulha.